
Yuri Bezerra, morador da comunidade do Batan, faz parte do Projeto Atleta do FuturoFoto: Divulgação
O Programa Atleta do Futuro é um importante canal para integrar crianças e adolescentes através do esporte e da cidadania. Yuri Bezerra, de 12 anos, é um dos frutos dessa iniciativa da Firjan SESI. Morador da comunidade do Batan, zona oeste do Rio de Janeiro, desenvolveu habilidades sociais com auxílio das atividades esportivas.
Há um ano no projeto, Yuri vem evoluindo e conquistando espaço no cenário dos esportes paraolímpicos. O jovem possui nanismo e, por meio da inclusão social presente na iniciativa, pratica natação e futsal, esporte que o fez chegar até a Seleção Brasileira de Futsal de Nanismo e disputar o campeonato mundial da modalidade, que ocorreu na cidade de Buenos Aires, em novembro de 2023.
Yuri conta como é fazer parte do projeto e chegar à Seleção Brasileira de Futsal de Nanismo. “É gratificante fazer parte de um projeto importante aqui no Batan, que ajuda a comunidade e os moradores. Pude desenvolver habilidades e cheguei até a seleção de futsal, onde fui convocado para competições no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Peru e na Copa do Mundo na Argentina, que foram experiências únicas. Meu desejo agora é conquistar uma medalha na natação”.
André Soares é um dos professores de educação física no Batan e explicou sobre a importância dessa integração dos jovens. “A ação acontece desde 2010, trabalhando a cidadania com atividades interligadas como natação e futebol. Um dos pontos interessantes é o ambiente de evolução com as atividades da Firjan SESI, desenvolvendo a ética nos jovens”.
O Programa já realizou mais de 22 mil atendimentos nesta região, interligando ações de cunho esportivo e de cidadania. Os participantes recebem orientações sobre valores como ética, trabalho em equipe, superação, respeito e saúde.
“Nossa expectativa é que o Programa, além de proporcionar oportunidades aos participantes, como ocorreu com o Yuri, possa contribuir em seu dia a dia de forma efetiva, onde os valores repassados possam integrar o desenvolvimento pessoal de cada um.” afirma a coordenadora da Cidadania da Firjan SESI, Maria Cristina de Oliveira.