O presidente do Conselho Superior da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, recebeu na última segunda-feira, dia 10, o ex-primeiro ministro da França e prefeito de Le Havre, Édouard Philippe.
O jantar reuniu nomes como o ex-ministro da Fazenda, Pedro Malan, a médica e pesquisadora Margareth Dalcolmo, o embaixador e presidente da Cop-30, André Corrêa do Lago e a acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, o embaixador francês Emmanuel Lenain, entre outros.
Na ocasião foram tratados temas como o cenário geopolítico mundial, as potencialidades do Brasil no âmbito do meio ambiente e a cooperação bilateral com a França.
"Esta é uma ótima oportunidade de discutirmos as percepções do Brasil e desse contexto mundial tão confuso, além dos melhores caminhos a seguir. Por isso é importante termos a visão do ex-primeiro-ministro sobre como a França enxerga hoje o nosso país e o mundo, e falarmos também do nosso potencial", disse Gouvêa Vieira.
Édouard Philippe elogiou o Brasil e o Rio de Janeiro, destacando as possibilidades de negócios com a França, lembrou a grande competência do país nas questões ambientais e falou sobre o cenário político e econômico, com a importância da preservação da democracia.
O ex-ministro Pedro Malan acrescentou: "O social, a economia e a politica precisam ser encaradas de forma conjunta. Eu tenho consciência de que o Brasil tem capacidade para ser protagonista, mas é preciso que essas áreas sejam consideradas de forma equivalente pelos governos."
Édouard Philippe foi primeiro-ministro da França de maio de 2017 a julho de 2021, no primeiro governo do presidente Emmanuel Macron. Ele criou o partido Horizons, de centro direita, e é forte candidato à presidência da república nas eleições de 2027.