O ministro Flávio Dino (à dir.) recebe as propostas da Firjan das mãos do presidente Eduardo EugenioFoto: Vinícius Magalhães | Firjan
O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, se encontrou nesta terça-feira (03/10) em Brasília com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Além de debater sobre a questão da segurança no Rio de Janeiro, Eduardo Eugenio entregou ao ministro o documento ‘Propostas Firjan para um Brasil 4.0’. A agenda de política industrial do empresariado fluminense contém pleitos para o planejamento de políticas públicas.
No âmbito federal, estão incluídas propostas como ‘Coordenar com os governos estaduais programas e projetos integrados de segurança pública’; ‘Buscar a redução da impunidade de crimes que envolvam o mercado de ilícitos; ‘Intensificar o controle de fronteiras’ e ‘Investir em avanços tecnológicos das Polícias Federal e Rodoviária Federal’.
|
O encontro foi realizado na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília |
O presidente da Firjan também apresentou ao ministro dados de estudos da federação sobre o impacto econômico causado por ações ilegais, como roubo de cargas, contrabando, pirataria, concorrência desleal por fraude fiscal, sonegação de impostos e furto de serviços públicos.
Flávio Dino sugeriu um acordo de cooperação técnica com os institutos de tecnologia da Firjan SENAI para a elaboração de projetos que possam ajudar no combate a essas questões.
O encontro também contou com a participação de Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e da gerente de Relações Institucionais da Firjan, Patrícia Nepomuceno.