A equipe multidisciplinar do Grupo CBO identificou ações que promovem a redução do consumo de combustível e tempo de horas operacionais dos equipamentos das embarcações em operação com o setor de Logística Integrada. O projeto foi chamado de 'Smart Ship' e foi concebido, após o grupo ter inovado, em 2021, ao lançar a Primeira Operação de Logística Integrada para a Cadeia Logística Offshore do Brasil.
Especialista em Meio Ambiente da empresa, Gabriella Christo explicou que um fórum interno da empresa discute a inovação, dentro do Programa ASG. “Unimos técnicas e ferramentas de melhoria contínua em prol do tema Mudança do Clima e Eficiência Energética. No fórum, as ações são discutidas, mantendo um ciclo de monitoramento. Essa estrutura nos permitiu identificar oportunidades de melhoria e consolidar as iniciativas através do projeto Smart Ship”.
O projeto piloto foi desenvolvido com duas embarcações da frota, o CBO Ana Luisa e o CBO Valentina. O setor de Logística Integrada foi o gestor dos barcos durante o projeto. Foram identificados cinco fatores que estavam gerando desperdício de combustível, entre eles, o alto tempo de espera das embarcações e o uso desnecessário dos motores principais no fundeio e no porto. “Com a Logística Integrada, mapeamos todo o processo e o que precisava ser feito para realizarmos a operação de maneira mais eficiente. Os dados obtidos através da telemetria foram muito importantes para entendermos onde podíamos melhorar. A interação com as tripulações ao longo do projeto proporcionou uma mudança de cultura essencial para o sucesso do projeto”, enfatiza Luan Dal Bo, Especialista de Operações da CBO.
“O sucesso de uma gestão aplicada com a tecnologia e inovação traz resultados impressionantes de mudanças de hábitos e cultura trazendo ganhos de segurança, confiabilidade e redução de custos, acidentes e emissões”, garante Andréa Lopes, especialista em Sustentabilidade da Firjan.
Marcos Tinti, presidente do Grupo CBO, declara que é motivo de grande orgulho para a empresa ter sido uma das vencedoras do Prêmio Firjan de Sustentabilidade. "Com a premiação de nosso projeto Smart Ship, ficamos reconhecidos como uma companhia que atua tendo como importantes premissas a proteção ambiental, o equilíbrio econômico e a responsabilidade social. Tal premiação tem ainda maior importância considerando que a federação é uma organização indutora do desenvolvimento sustentável no estado do Rio, tendo referência a agenda ESG e também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU”.
Os resultados atingidos pela melhor gestão da operação das embarcações em 2021 são expressivos: redução de emissão de GEE de 273,2 toneladas e economia de 105.100 litros de óleo diesel marítimo, entre outros fatores.
LEIA TAMBÉM
Arteris Fluminense conquista Prêmio Firjan de Sustentabilidade na proteção da fauna do Bioma Mata Atlântica