Um papel higiênico desenvolvido sob os princípios da economia circular, um conceito que repensa os modelos de negócio, para que todo o processo de produção seja feito de forma a gerar menor impacto no meio ambiente, desde a escolha de insumos e matérias-primas até o descarte. Esse é o projeto Carinho Eco Green, vencedor na categoria Relação com Partes Interessadas do Prêmio Firjan Ambiental 2021.
“Tudo em Carinho Eco Green é sustentável. Durante os 10 anos de desenvolvimento do produto, utilizamos o máximo de recursos e tecnologias disponíveis para atingir esse princípio. Investimos R$ 57 milhões em pesquisa, certificações, reformas e maquinários. Até a embalagem, que apesar de ser de plástico, é produzida com polímeros compostáveis à base de ácido polilático (PLA), obtido a partir do milho”, avalia Fernando Pinheiro, diretor presidente da Copapa (Companhia Paduana de Papéis), de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste do estado do Rio.
Além disso, a Copapa se compromete a recolher e encaminhar para projetos sociais de coleta seletiva a mesma quantidade (em peso) de plástico comum comercializado na embalagem do papel higiênico. E até o tubete do produto é neutro em carbono. “O Carinho Eco Green, lançado em 2020, atende os critérios ESG (ambiental, social e de governança). Produção, embalagem e transporte têm de forma inédita um conjunto de atributos que o classificam como de ciclo de vida sustentável, como a escolha das matérias-primas e o uso de energia renovável. Acreditamos que os próximos produtos das empresas incorporem essa pegada ambiental”, salienta Jorge Peron Mendes, gerente de Sustentabilidade da Firjan.
Após uma pesquisa, a Copapa identificou que mulheres, a partir dos 34 anos, da classe AB e com maior nível de escolaridade, são as mais propensas a adquirirem produtos sustentáveis. O novo papel higiênico já está presente em mais de 900 pontos de venda espalhados pelos estados do Rio, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Goiás e Bahia, e Distrito Federal.
Para o diretor presidente da empresa, ganhar o Prêmio Firjan foi o reconhecimento de um trabalho de anos: “Com toda certeza impactou no marketing do Eco Green. Logo após a cerimônia de premiação, postamos um vídeo em nossas redes sociais que resultou em uma das publicações de maior alcance e engajamento de maneira orgânica. Isso tudo contribui para a ampliação da marca e potencializa o aumento de vendas”, ressalta Pinheiro.
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