O presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann, recebeu na sede regional da federação o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, para discutir a instalação de um distrito industrial na cidade, pleito da Firjan. Ao lado de secretários e conselheiros da federação, a comitiva também visitou o local escolhido pelo município para instalar o empreendimento, e o prefeito Alfredão solicitou o apoio da regional para viabilizar o projeto.
“O pleito consta em diversos estudos técnicos da federação já enviados às autoridades estaduais e municipais. Itaperuna está numa posição estratégica para outros mercados, como o do Espírito Santo e o de Minas Gerais. Por isso, acreditamos que este projeto tem um grande potencial de atrair novas indústrias e estimular aquelas que já estão aqui instaladas”, disse José Magno.
A ideia da prefeitura é construir uma nova estrada no Morro Azul, em frente ao Cemitério Parque, ligando à BR-356. A via passaria por localidades como Jabuticaba e Colibri, onde seria instalado o distrito. O projeto, no entanto, ainda está em fase embrionária, e o próximo passo do município é buscar, ao lado da Firjan, apoio na conquista de incentivos fiscais do estado e na atração de novas indústrias – como por exemplo, do setor de agronegócio, têxtil e segmentos da indústria da transformação, de modo a estimular as potencialidades da região.
 |
Comitiva esteve no bairro Colibri, local escolhido para instalação do distrito. Divulgação |
“Temos indústrias aportando na divisa com o Espírito Santo que podem ser atraídas para cá. Então, ao criar essa área, com incentivos estaduais e municipais, temos a chance de estimular a criação de empregos, retendo nossos talentos e desenvolvendo não só o município como toda a região”, destacou Francisco Goulart, subsecretário de Obras do município e presidente do Sindicato da Construção Civil do Noroeste Fluminense.
A visita foi acompanhada também pelo secretário de Obras, Alexandre da Autoescola, o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Zampier, e representantes da Firjan e do município.