O porto é um lugar de chegadas e partidas, com conhecimentos e transformações. Dessa forma, o projeto social Porto do Saber estimula o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social a transformar sonhos e conhecimento em realizações. Para culminar esse trabalho, foi realizada a formatura das turmas de Ilustração e Edição de Vídeo, na Casa Firjan, em 23/11.
O projeto de investimento social corporativo, que iniciou em 2013, é uma parceria da Firjan SENAI SESI com a empresa Subsea 7 e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Daniel Hiller, vice-presidente da Subsea 7, lembrou que o processo de engajamento com a comunidade vizinha teve início quando a empresa se mudou para a zona portuária. “A área próxima é bem diversa. É um caldeirão cultural. Queremos ajudar as pessoas a terem oportunidades. Fico feliz de ver mais uma turma se formando”.
“Essa jornada tem enfoque especial, que é o da juventude, com um poder de transformação significativo. A qualificação profissional em conjunto com o desenvolvimento das competências socioemocionais contribui para a formação integral do participante. Com a pandemia, foi preciso vencer novos desafios”, resumiu Eliane Damasceno, coordenadora de Projetos Integrados em Responsabilidade Social da Firjan.
A representante de turma Daniele Lira considerou o projeto de extrema importância para o desenvolvimento de ideias a longo prazo. Já a aluna Indy Nascimento se emocionou ao ler o texto que criou com as falas dos colegas. “Fizemos amizades que vamos levar para toda a nossa vida, mudamos nossa visão através das histórias”. Joselaine Rampini, gerente operacional da Firjan SENAI SESI Maracanã, lembrou o ano desafiador e desejou que os formandos transformem sonhos em realidade.
A ideia do projeto é desenvolver habilidades sociais e competências profissionais ligadas ao audiovisual, associado à inclusão e desenvolvimento de conteúdos culturais, elevando o conhecimento e potencial de empregabilidade dos participantes. As atividades são oferecidas para estudantes a partir de 14 anos. Em 2018, por conta dessa iniciativa, a Subsea 7 conquistou o Prêmio Faz Diferença, do Jornal O Globo, na categoria Desenvolvimento do Rio.
Exposição de trabalhos dos alunos
No final da formatura, foi exibido um vídeo produzido pelos participantes a partir dos conhecimentos desenvolvidos, com letra e produção sobre a realidade social deles. Também foi aberta a exposição de artes visuais com trabalhos desenvolvidos pelos participantes. Para o público em geral, a visitação poderá ser feita nos finais de semana, de 27/11 até 19/12, na Casa Firjan, sempre aos sábados de 10h às 18h e aos domingos de 12h às 18h.
Assista novamente à formatura: