
Representantes do Porto do Açu apresentaram projeto na Firjan Norte FluminenseFoto: Simone Fraga/Firjan
Em reunião na Firjan Norte Fluminense, representantes do Porto do Açu apresentaram o projeto para instalação de um Hub de HBI (Hot Briquetted Iron ) no Complexo Portuário, em São João da Barra. As informações foram compartilhadas nesta quarta-feira, 26/3, com o presidente da regional Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, pela coordenadora de Responsabilidade Social, Lucíola Marçal e o responsável por licenciamento ambiental, Tomaz Brenate, do Porto do Açu. Também participaram da reunião a gerente executiva da Firjan SENAI, Eliane Azevedo, o gerente de projeto de petróleo e gás e energia naval da Firjan, Thiago Valejo e representantes da empresa Ambipar, que atuam no licenciamento ambiental para instalação do projeto.
Para Francisco Roberto de Siqueira, o alinhamento com o Porto do Açu é estratégico e contribui com o desenvolvimento da cadeia de fornecedores com empresas do Norte Fluminense. “O Porto do Açu é um atrativo para a instalação de novas unidades industriais e um impulsionador para o desenvolvimento das empresas que já estão na região. Acompanhar a elaboração deste projeto de HBI, tão importante para o país, é também uma possibilidade de melhorar o ambiente de negócios e proporcionar novas oportunidades para as empresas da região”, avalia.
 |
Representantes do Porto do Açu apresentam projeto na Firjan Norte Fluminense
|
Instalado, o hub no Porto do Açu pode receber pelotas de minério de ferro pelo mar, via cabotagem, ferrovia, com a viabilização da EF-118, e através de mineroduto.
De acordo com Thiago Valejo, avançar com o projeto de instalação do Hub de HBI contribuirá ainda mais para o desenvolvimento da região e de todo o estado. “Aproveitar o gás natural e o hidrogênio para formação de um produto com menor intensidade de carbono significa aumentar o valor agregado da nossa indústria. O estado do Rio de Janeiro tem condições de ampliar sua capacidade como hub logístico e aproveitar mais oportunidades com o desenvolvimento dessa e de outras indústrias que consomem energias. Parte da atuação da Firjan é justamente trabalhar para a concretização de projetos como esse, seja pelo caminho da representação empresarial, seja pela formação do pessoal que trabalhará nessa indústria, por exemplo”.
Conectada com a vocação original do Porto do Açu, a instalação de uma planta de HBI - ferro briquetado a quente - é vista pelo Porto do Açu como estratégica para a descarbonização da cadeia siderúrgica do Brasil e internacional.
De acordo com Tomaz, a redução das emissões de gases do efeito estufa da cadeia do aço é um dos grandes desafios dentro do processo transição energética mundial. “Estamos realizando uma série de reuniões para apresentação do projeto. A Firjan é uma parceira estratégica e, neste momento, é importante alinhar sinergias e ter feedback para incorporar no desenvolvimento do projeto”, destacou.
Paralelo às reuniões, o Porto do Açu está desenvolvendo o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA/RIMA) e segue elaborando o projeto de engenharia e em vias de agendamento de Audiência Pública para debater o projeto de Hub de HBI.