Foi realizada na sexta-feira, dia 21/2, a cerimônia de assinatura do contrato de concessão do terminal ITG02, no Porto de Itaguaí. A Firjan foi representada pelo seu diretor de Relações Institucionais, Márcio Fortes, no evento que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e de Lucas Kallas, presidente do Conselho da Cedro Participações.
O leilão, realizado em dezembro de 2024, foi o maior do setor portuário brasileiro em volume de investimentos. A concessão para a Cedro Participações ocorrerá por período de 35 anos e contará com recursos na ordem dos R$ 3,5 bilhões.
Para a Firjan, o novo terminal incrementa a logística do estado do Rio de Janeiro e também é uma importante entrega para fomentar o desenvolvimento de Itaguaí e da região no entorno. O ITG02 será especializado em granéis sólidos minerais e terá capacidade para movimentar 20 milhões de toneladas ao ano.