Em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais (Fundec) e Prefeitura de Duque de Caxias, a Firjan SENAI Caxias abre 700 vagas gratuitas para cursos de Qualificação Profissional. Nesta quinta-feira (9/10), os alunos das primeiras turmas foram recebidos em aula inaugural com a presença do prefeito de Duque de Caxias, Netinho Reis e sua vice, Aline do Aureo, ao lado do presidente regional da federação, Roberto Leverone e da presidente da Fundec, Roseli Duarte.
“É uma enorme satisfação participar desse início de curso com esses alunos. A indústria está carente de mão de obra especializada. Meu desejo é aplicar parcerias como essa em outras prefeituras da região. Espero que todos vocês possam contribuir, a partir das suas formações, para o contínuo crescimento desse município e do Brasil. A indústria está ansiosa para recebê-los”, destacou o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone.
Ao todo, serão ofertados oito cursos para a formação em áreas como Mecânico de Manutenção, Mecânico de Manutenção de Equipamentos Hidropneumáticos, Operador de Produção Industrial, Eletricista Predial, Assistente de Operações em Logística, Almoxarife, Assistente de Controle de Qualidade e Instrumentação Industrial. Parte dos cursos já iniciam as aulas em outubro. Há previsão de abertura de novas turmas ao longo de 2026 e 2027, com conclusões em 2028, período que se estende o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as entidades.
“Duque de Caxias tem a vocação para a geração de emprego. Isso é fruto de muito trabalho, como o que a Firjan vem fazendo ao destacar a nossa cidade, atraindo investimentos de grandes empresas que vão gerar empregos na região”, ressaltou o prefeito, Netinho Reis, ao lado da vice, Aline do Aureo.
Entre os alunos está Fernanda Marinho, de 39 anos, que sempre trabalhou no comércio. Há três meses desempregada, aproveitou a oportunidade para mudar de área. Matriculada no curso de Almoxarife, ela busca capacitação para conquistar uma recolocação no mercado de trabalho de forma qualificada. “Estou procurando novas oportunidades e acho que na área de logística vou conseguir um emprego mais valorizado”, destacou a aluna, que, a partir da formação técnica, pensa em seguir com uma graduação na área.
“Quando consegui a minha vaga, senti que estava iniciando um sonho. Essa é uma grande porta aberta não só para mim, mas para todos esses alunos que estão aqui”. Abner Schineider.
Com a mesma expectativa de alcançar melhores colocações no mercado de trabalho, o aluno Abner Schneider considera essa uma grande oportunidade.
A presidente da Fundec, Roseli Duarte, falou aos alunos sobre a importância de persistirem com seus objetivos e seguirem com a busca pela qualificação profissional. “Devemos ser resilientes em todas as etapas da nossa vida. Tenho certeza de que esses alunos terão um futuro promissor”, enfatizou.
O gerente de operações da Escola Firjan SENAI Caxias, Marcelo Coppola, destacou o direcionamento dos cursos em atender a demanda do mercado local. “A cidade de Duque de Caxias tem uma vocação industrial forte e a Firjan SENAI tem um papel muito importante de desenvolver a mão de obra local, contribuindo para que a economia na cidade se movimente e possa fazer com que a cidade cresça”, pontuou.