Através da arte, 200 estudantes de escolas públicas mostraram tudo que aprenderam sobre diversidade, cuidados para evitar a gravidez na adolescência e prevenção as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) com o proejto Atitude Positiva, uma parceria da GSK e Firjan SESI. As apresentações ocorreram, em 27/11, no Teatro da Firjan SESI no Centro do Rio.
Nas escolas, os alunos participaram, durante sete meses, de oficinas no formato roda de conversa e palestras que, de maneira lúdica, abordaram temas que iam de bullying a gravidez na adolescência. A conclusão das atividades foi em grande estilo no Teatro da Firjan SESI, com apresentações musicais, de dança, esquetes e poesia.Os próprios alunos decidiram qual expressão artística gostariam de encenar para demonstrar tudo o que aprenderam. Alguns optaram por criar algo original, outros, levaram ao palco alguma obra que já conheciam, como foi o caso da montagem da peça “Santo Inquérito”, de Dias Gomes, em montagem da professora Fernanda Alves de Jesus de Alcantara do CIEP-244 Oswaldo Aranha.
“Eles ficaram maravilhados. Para muitos, é a primeira vez que pisam em um teatro”, afirmou a professora Alice Regina, do CIEP 379 Raul Seixas.
Para a professora Eliza Gomes, do CIEP-244 Oswaldo Aranha, o projeto Atitude Positiva utiliza a arte e a informação como ferramenta de transformação social: “Nas oficinas, eu vi muitos alunos mudarem de postura dentro da escola, ganharem mais responsabilidade e compromisso com a leitura. Eles se transformaram mesmo.”
Mudando a vida de crianças e adolescentes
Participante desta edição, o estudante Alan Gabriel se sentiu abraçado pelo projeto, que o fez mudar a maneira de ver a escola. “Eu aprendi muitos valores, mas principalmente sobre respeitar as pessoas e a escola. As oficinas tomaram conta do nosso tempo, é muito mais fácil aprender vendo e participando de uma peça de teatro”, disse o aluno do CIEP-244 Oswaldo Aranha.
|
A GSK mantém o programa Atitude Positiva com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e promoção da Firjan SESI | Foto: Divulgação |
O Atitude Positiva recebe investimento social da GSK, que conta com a parceria das secretarias municipal e estadual de Educação. O projeto é desenvolvido pela Firjan SESI, por meio da Lei Rouanet. Desde de sua criação, há 15 anos, a ação de responsabilidade social já esteve em 1.085 escolas da rede pública municipal e suas atividades já impactaram mais de 139 mil pessoas, entre alunos e professores.
Durante o evento, Eliane Damasceno, coordenadora de negócios em Responsabilidade Social da Firjan SESI, ressaltou a importância do projeto: “Com a atuação da GSK queremos mostrar para outras empresas o quanto esse trabalho tem força e consegue impactar tanta gente. Queremos que os alunos participantes sejam multiplicadores dos aprendizados que tiveram com a Atitude Positiva”.
Além do CIEP-244 Oswaldo Aranha, marcaram presença no teatro as escolas: Colégio Estadual Julia Kubitschek, CIEP 379 Raul Seixas e Colégio Estadual Jornalista Rodolfo Fernandes.