A Firjan realizou, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), os Diálogos sobre Obrigações Ambientais da Indústria 2024. Representantes empresariais, do instituto ambiental e de outras instituições estiveram reunidos em 12/3, na sede da federação. Além de painéis e palestras, que esclareceram normas e procedimentos, as empresas associadas à Firjan puderam contar com atendimento individualizado sobre diferentes tópicos.
“Os Diálogos, iniciados em 2016, são de enorme relevância, tanto para as indústrias quanto para o Inea, sendo um momento especial de sensibilização e de engajamento, que considero um modelo a ser praticado por outros estados. É muito melhor estar à frente das exigências do que correr atrás, posteriormente, em busca de uma regularização. Este networking é inestimável para ambos os lados, empresas e órgãos ambientais”, destacou Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan.
Um ponto alto dos Diálogos é a assessoria técnica exclusiva para associados Firjan. Os profissionais da indústria das áreas de gestão e/ou meio ambiente tiraram dúvidas, individualmente, com técnicos do Inea e da Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), em cinco balcões: Emissões Atmosféricas, Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos e Logística Reversa.
Uma das empresas atendidas pelo Inea foi a Braskem, que se inscreveu em Emissões de GEE e de Recursos Hídricos. Taissa São Marinho Crespo, analista SSMA, elogiou a atividade: “Traz proximidade com o órgão ambiental, além de, nas palestras, a Firjan oferecer um maior conhecimento para as indústrias e atualização de normas. Sem essas mesas, a gente não tem um canal para tirar dúvidas simples. Teria que marcar uma reunião, entrar com um chamado ou ir ao Inea. O contato pessoal estreita os laços, é importante para o meio”.
Continuidade na gestão do Inea e SEAS
Luiz Césio Caetano aproveitou o evento para desejar sucesso ao novo presidente do Inea, Renato Jordão, e ao novo secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. Representando Jordão, a vice-presidente do Inea, Deise de Oliveira Delfino, declarou: “A intenção dos novos presidente e secretário é dar continuidade nas gestões dos dois órgãos. É muito importante para o estado que os empresários tenham conhecimento das obrigações ambientais. Não é à toa que a Firjan foi homenageada pelo Inea, recentemente. Juntos somos mais fortes”.
No evento, a Firjan fez dois lançamentos importantes para a área ambiental: o Calendário 2024 das Obrigações Ambientais e a abertura das inscrições para o Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2024, que há 11 anos homenageia empresas que têm projetos de destaque na área de meio ambiente.
Palestras e Painéis
O evento foi dividido em dois momentos: um sobre resíduos e o outro sobre emissões. Entre os tópicos tratados no primeiro painel estão: a nova norma de classificação de resíduos, ABNT NBR 10.004:2024; o Programa PCB Responsável de Suporte às empresas para eliminação de ascarel no Brasil; Relatórios anuais e Logística Reversa; Manifesto e inventário de resíduos. Já no Painel II, as palestras abrangeram o Inventário de Emissões de GEE; o Programa de Monitoramento de Emissões de Fontes Fixas para a Atmosfera; o Programa Fumaça Preta.