Com a escolha de uma nova concessionária para operar a rodovia BR-040 (RJ-MG), a Firjan pede celeridade no início das obras da Nova Subida da Serra de Petrópolis. A federação destaca que a modernização da estrada é fundamental para trazer os benefícios diretos para a indústria fluminense e nacional.
A Firjan reforça que a retomada imediata das obras da Nova Subida da Serra de Petrópolis é peça-chave para que esse processo de modernização da rodovia seja realmente efetivo. A estrada é a principal ligação entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, responsáveis por mais de 20% do PIB brasileiro.
“Trata-se de um pleito histórico da federação, mas, mais do que isso, de uma demanda histórica da sociedade fluminense, que convive há décadas com os riscos e limitações do atual traçado da serra”, destaca o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
O consórcio Nova Estrada Real foi escolhido nesta quarta-feira (30/4) em leilão de concessão realizado na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. A nova concessão visa aprimorar as condições de trafegabilidade, segurança e eficiência da rodovia, garantindo melhorias significativas para os usuários e promovendo um melhor custo-benefício na utilização da via.
Com o novo operador, a Firjan espera que ocorram as melhorias na infraestrutura, garantindo um transporte mais eficiente de matérias-primas e produtos acabados, reduzindo impactos negativos causados por congestionamentos e trechos críticos da rodovia. Além disso, a ampliação da capacidade da via facilitará o tráfego de caminhões, garantindo maior fluidez e segurança para a logística das empresas.
Papel essencial na infraestrutura rodoviária nacional
De acordo com a federação, a 040 desempenha papel essencial na infraestrutura rodoviária brasileira, ligando a região Sudeste ao Centro-Oeste do país. O trecho entre Juiz de Fora (MG) e o Rio de Janeiro (RJ) é um dos mais importantes corredores logísticos do Brasil, sendo fundamental para o escoamento de bens industriais e serviços, insumos agrícolas e produtos manufaturados, além de ser vital para a integração econômica entre o Sudeste e outras regiões do país.
A Firjan lembra, ainda, que a BR-040 exerce um papel estratégico para o sistema portuário fluminense. É pela rodovia que circula grande parte das cargas provenientes de Minas Gerais com destino aos portos do Rio de Janeiro, bem como mercadorias que chegam ao estado para abastecer o interior mineiro. O Rio de Janeiro é hoje o segundo maior parceiro comercial de Minas Gerais, e a BR-040 garantirá mais agilidade, segurança e previsibilidade nas operações logísticas, impulsionando as exportações e importações realizadas através dos terminais portuários cariocas, com reflexos diretos na competitividade do comércio exterior brasileiro.