Carlos Fernando Gross, 1º vice-presidente da Firjan CIRJ, inaugurou a unidade que levará o ensino da matemática para todo o estadoFoto: Vinicius Magalhães
Em evento com educadores das unidades da Rede SESI de todo o estado, foi lançada em 5/12 a primeira unidade móvel da Firjan SESI Matemática. O novo equipamento foi projetado para rodar o estado do Rio, levando o conhecimento e a popularização da matemática para toda a comunidade escolar da rede pública e privada.
Durante a apresentação, o 1º vice-presidente da Firjan CIRJ, Carlos Fernando Gross, destacou a importância da entrega para a indústria e para a sociedade fluminense. “Sabemos que o Brasil tem péssima performance, especialmente, em matemática. Essa deficiência estrutural na educaçã o tem efeitos diretos na economia do país. Hoje a imprensa divulgou o resultado do PISA 2023, ressaltando que sete, em cada dez alunos brasileiros de 15 anos, não aprenderam o mínimo em matemática e não sabem fazer equações consideradas simples”, afirmou.
Gross também citou o estudo recente da Firjan SESI, em parceria com o PNUD, que aponta o baixo engajamento dos alunos com os estudos, tornando-se mais um obstáculo para a conclusão do ciclo da educação básica. Conforme Gross, a unidade móvel o projeto é mais um passo da Firjan em busca da qualificação do jovem interessado no aprendizado, na matemática e na qualificação profissional.
Diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis disse que a entrega do equipamento cumpre o propósito da Firjan em transformar a indústria e as pessoas. Segundo ele, a unidade móvel levará à sociedade metodologias e plataformas de ensino, que atraiam o interesse dos jovens pela matemática, como o SESI Matemática, o Math and Jeans e MangaHigh, entre outras.
Já o diretor de Educação e Cultura da federação, Vinicius Cardoso, destacou que a mobilidade do equipamento servirá para desmistificar a matemática, mostrando novas tecnologias pedagógicas e novas maneiras do ensino da matéria. A gerente operacional dos Centros de Referência e unidades móveis da Firjan SENAI SESI, Joselaine Rampini, lembrou que, pela primeira vez, a unidade foi projetada inteiramente pelo time da área de ações móveis em parceria com a equipe da educação básica, que projetaram o layout interno, desde a disposição dos móveis, computadores e todo o ferramental usando nas atividades.
Seminário de Educação STEAM
Durante o dia, a gerência de Educação Básica promoveu o 2º Seminário de Educação STEAM. O debate sobre a abordagem de ensino ativo e multidisciplinar, que integra as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática, Humanidades e consciência ambiental, reuniu professores, diretores e pedagogos da Rede SESI fluminense. O encontrou contou com uma palestra da secretária de Ciência e Tecnologia do município do Rio, Tatiana Roque, e apresentações de trabalhos educacionais realizados pelos professores ao longo do ano.