“Temos que estar onde queremos estar, mostrar que conseguimos atuar em qualquer área que quisermos”, declara a aluna da Firjan SENAI SESI Caxias, Josiane Sousa, de 29 anos, que comemora a conclusão do curso de Qualificação Profissional de Caldeireiro. Promovido através do Programa Emprega Mais, em parceria com a Braskem, o curso teve quase metade da turma formada por mulheres e garantiu mais mão de obra qualificada para inserção no mercado de trabalho.
A Firjan SENAI SESI Caxias formou 19 novos profissionais no curso oferecido de forma gratuita, por meio de Acordo de Cooperação firmado com a União, por intermédio do Ministério da Economia (ME) via Departamento Nacional do SENAI. Com carga horária de 316 horas, a qualificação de Caldeireiro teve como objetivo o desenvolvimento de competências relativas à montagem de conjuntos e subconjuntos de baixa complexidade. Todo o aprendizado seguiu as normas técnicas de qualidade, de segurança no trabalho e preservação ambiental.
Com o curso, Josiane se aprofundou na especialização que concluiu anteriormente como mecânica de manutenção. “Consegui aprender mais sobre desenho técnico e criação de peças, o que tem relação com a minha formação anterior. Esse curso aprofundou o meu conhecimento e me sinto mais preparada para o mercado de trabalho”, pontua Josiane, que busca mudar de área. Há quase cinco anos trabalhando como diarista, a mudança drástica de atividade não a assusta. “Se eu tivesse tido essa oportunidade antes, já tinha mudado. Nunca tive essa chance, mas nunca desisti de tentar”, reforça.
O curso atendeu alunos de diferentes faixas etárias, todos com o mesmo objetivo: buscar novas oportunidades e melhor colocação no mercado de trabalho. Vania Maria Nunes, de 44 anos, está desempregada, trabalhando atualmente de forma autônoma e comemora a primeira especialização. “Essa é minha primeira formação, tive acesso a novos conhecimentos, aprendi a usar ferramentas que nunca tinha imaginado usar. Foi muito importante a ajuda do professor, que nos apoiou muito”, contou Vânia reforçando, assim como Josiane, a importância do apoio recebido pelos instrutores durante todo o processo do curso. “Durante todo o tempo fomos incentivadas e mostrar que somos capazes de ocupar os mesmos espaços”, complementa Josiane.
O gerente operacional da Firjan SENAI SESI Caxias, Paulo Cezar Soares, destaca a grande inserção de mulheres em cursos de qualificação para a indústria, em áreas antes predominadas por homens. “Hoje vemos que o quadro feminino tem aumentado em todos os segmentos da indústria. A nossa metodologia possibilita que não haja distinção. Hoje percebemos que as mulheres estão mais motivadas, mais engajadas para ocupar essas áreas”, pontuou Paulo Cezar, destacando que a formação oferecida é composta não apenas pelo ensino técnico, como também, é focada no desenvolvimento social.
O curso buscou ainda o desenvolvimento de habilidades sociais e competências socioemocionais, por meio da qualificação profissional e da abordagem de temas transversais relacionados à formação cidadã. "Com esse curso conseguimos uma participação significativa de mulheres, promovendo a inclusão desse público e a diversidade para o setor", ressaltou a Eliane Damasceno, coordenadora de projetos integrados de Responsabilidade Social da Firjan SESI.
LEIA TAMBÉM:
Firjan SENAI segue com a oferta de cursos gratuitos por meio do Programa de Qualificação Setorial SENAI-RJ, confira as oportunidades.