
Márcio Fortes e o ministro Alexandre PadilhaFoto: Divulgação
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve no Rio de Janeiro nesta quarta, dia 28, para a comemoração dos três anos do Super Centro Carioca de Vacinação de Botafogo. Na ocasião, ele fez o lançamento da estratégia Viva Mais Brasil, uma mobilização nacional voltada à promoção da saúde, prevenção de doenças crônicas e melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. O evento contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da Firjan, Márcio Fortes, e do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
A iniciativa do ministério reúne ações voltadas à promoção da atividade física, alimentação saudável, saúde digital, prevenção e cuidado contínuo, reforçando a importância da integração entre políticas públicas, inovação e cuidado centrado nas pessoas.
A Firjan SESI, que já atua como parceiro de iniciativas junto às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, fortalece essa agenda ao desenvolver programas estruturados para a redução de doenças crônicas no ambiente de trabalho, com foco na saúde do trabalhador da indústria. Durante o lançamento, o ministro Alexandre Padilha destacou o papel histórico e estratégico da instituição na promoção da saúde, da segurança e da qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros.
Alinhada à estratégia Viva Mais Brasil, a Firjan SESI vem ampliando seus programas de saúde digital, aproximando a mudança do estilo de vida do trabalhador por meio de soluções tecnológicas, monitoramento de indicadores, educação em saúde e ações personalizadas de prevenção. O uso dos dados do Vigitel na inteligência de dados em saúde do Centro de Referência em Saúde (CRS) permite orientar decisões, qualificar programas e potencializar resultados, consolidando a saúde como alavanca estratégica para a produtividade, a longevidade produtiva e o desenvolvimento sustentável da indústria.
Vacinação
A Firjan SESI tem um longo histórico de promoção da saúde através da oferta de vacinas. Anualmente, lança uma campanha de vacinação contra a gripe/influenza para proteção da saúde dos trabalhadores e um ambiente de trabalho saudável, seguro e produtivo.
Em maio de 2025, realizou o Dia D de Vacinação em parceria com o SESI Nacional, com o Ministério da Saúde e da Firjan SESI com a Prefeitura do Rio. Foram disponibilizadas para essa ação três vacinas: Influenza Trivalente, Tríplice Viral e Febre Amarela na ação organizada na Holográfica, indústria localizada em São Cristóvão.
Durante a pandemia, a Casa Firjan foi um dos pontos de vacinação contra a Covid-19 para toda a população.