As peças foram produzidas nos Fab Labs da Casa Firjan e do Instituto SENAI de Tecnologia Automação e SimulaçãoFoto: Divulgação
Pelo menos 250 máscaras do tipo face shield produzidas nos Fab Labs da Casa Firjan e do Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação foram doadas terça-feira, 07/04, à Secretaria Estadual de Saúde. Os equipamentos que ajudam a proteger médicos, enfermeiros e técnicos no combate ao coronavírus serão distribuídos às unidades públicas de saúde do Rio dentro dos próximos dias.
A iniciativa integra uma rede de colaboração formada por pesquisadores e professores de diversas instituições do Estado que trabalham para desenvolver e produzir esse material por meio da impressão 3D e do movimento maker. A empresa Ternium também colaborou com as impressões.
Conforme o responsável pelo Fab Lab da Casa Firjan, Felipe Laranja, além deste primeiro lote, mais 300 EPIs (equipamentos de proteção individual) deverão ser destinados aos hospitais até a próxima semana. “Esse momento delicado pelo qual passamos tem evidenciado para o mundo o potencial da fabricação digital e dos projetos abertos. Com a produção de face shields, estamos presenciando uma integração singular entre universidades, empresas e pessoas com impressoras 3D em suas casas unidos para combater um inimigo em comum”, avalia.
O protótipo dos EPIs é um arquivo open source (código aberto) ou seja, está disponível para que outras pessoas da comunidade maker se apropriem e ajudem a produzir os equipamentos tão essenciais aos profissionais da saúde.
Esta é mais uma ação do Programa Resiliência Produtiva, um conjunto de ações elaboradas pela Firjan para enfrentar a atual crise da Covid-19. São propostas às diferentes esferas de governo para atenuar os impactos econômicos e sociais desta crise, mobilização para conectar setor produtivo, institutos de pesquisa e universidades em busca de soluções e produção de insumos fundamentais para o combate à pandemia. Há também uma frente de atuação com oferta permanente de conteúdo para empresas e trabalhadores, que ajuda na prevenção e na antecipação de cenários.