A 2ª edição do Rio Construção Summit destacou um avanço decisivo para a indústria da construção do estado do Rio de Janeiro: a tramitação 100% digital do Certificado de Aprovação contra incêndios, com a criação do novo portal do requerente. Este é um dos resultados mais recentes do trabalho iniciado em 2023, na 1ª edição do evento, fruto de uma parceria entre Firjan, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Sinduscon-Rio, Ademi, e simboliza a consolidação de um processo que iniciou quando, na época, a federação apresentou um estudo pioneiro sobre a necessidade de simplificar e digitalizar o processo de licenciamento das edificações pelo Corpo de Bombeiros.
Desde então, a Firjan tem desempenhado papel estratégico na articulação com o setor público, apoiando grupos de trabalho e estudos técnicos que reduziram prazos e abriram caminho para a digitalização integral. O novo sistema colocará o estado entre os mais ágeis do país, reduzindo significativamente os prazos que, até pouco tempo atrás, ultrapassavam 150 dias em processos realizados em papel. Agora, a expectativa é avançar para que, até 2026, todos os processos de Aprovação de Projetos também sejam integralmente digitais.
“O que estamos anunciando hoje é mais do que tecnologia: é competitividade, segurança e desenvolvimento para o Rio de Janeiro. A Firjan tem orgulho de ser parte desse movimento e de trabalhar em conjunto com o CBMERJ e as entidades empresariais para transformar um gargalo histórico em referência nacional”, destacou Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
O projeto foi desenvolvido sob liderança da especialista setorial Andreia Arpon e o apoio do Centro de Referência em Construção Civil e em TI da Firjan SENAI, aplicando conceitos da Licença 4.0, inciativa da federação que tem como objetivo analisar e identificar oportunidades de melhorias nos processos de licenciamento de obras, a fim de simplificar as etapas e a redução dos prazos de tramitação.
“É com certeza um marco histórico, com a entrega para a sociedade de uma ferramenta intuitiva, muito amigável e ágil. Não será mais necessário se deslocar até uma Unidade do Corpo de Bombeiros para solicitar o Certificado de Aprovação. É, sem dúvida, mais um case de sucesso no Rio de Janeiro, fruto de um ambiente de parceria”. Tenente-Coronel Ananias, diretor da Divisão de Informática da Diretoria-Geral de Serviços Técnicos do CBMERJ