<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://px.ads.linkedin.com/collect/?pid=4124220&amp;fmt=gif">
Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Economia do Rio

Festival Rio, Cachaça e Coquetelaria anima setor a sedimentar novos negócios no Brasil e no mundo

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 01/09/2022 15:17  -  Atualizado em  01/09/2022 17:50

Para celebrar a história riquíssima e genuinamente brasileira da cachaça, foi lançado nesta quarta-feira (31/8), na Casa Firjan, o Festival Rio, Cachaça e Coquetelaria, que integrará o calendário anual da cidade do Rio a partir de 2023. Acima de tudo, a cidade e o estado consolidarão seu reconhecimento por sua cachaça de qualidade, mantendo as suas práticas tradicionais de produção e ampliando sua presença no mercado premium de coquetelaria.

À frente dessa vigorosa empreitada está Katia Alves do Espírito Santo, presidente da Apacerj - Cachaças do Rio. “O festival vai oferecer ao público uma experiência gastronômica inovadora, levando em conta a tendência contemporânea por bebidas menos alcoólicas e a tradição e a força da coquetelaria para destilados em geral, mas pouco explorada no universo da cachaça”, antecipa Katia.

É também uma forma de fortalecer a imagem e a presença das marcas fluminenses no mercado que, nos últimos dez anos, alcançaram reconhecimento e receberam diversos prêmios nacionais e internacionais, revela Marcus Rumen, presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria de Bebidas em Geral do Rio de Janeiro (Sindibebi). “A cachaça tem o DNA do Rio de Janeiro. O país tem cinco estados grandes produtores: São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Minas, além do Rio. Mas o nosso estado se destaca como Território da Cachaça de Qualidade. Além da tradição e de sua relação cultural, incentivamos os produtores da cachaça com novas tecnologias para posicionar o segmento e aumentar a lucratividade das empresas”, acrescenta Rumen, que também é diretor da Firjan e presidente da Underberg Brasil.

A iniciativa, com apoio da Firjan, quer consolidar as marcas de cachaça do estado, em especial, das indústrias associadas à Apacerj, frisa Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan. “Não poderia deixar de dar meu reconhecimento a Armando Salgado, membro do Conselho dos Eméritos da federação, sendo hoje o integrante mais sênior, que presidiu o sindicato por várias gestões até 2019”. Salgado reiterou que a cachaça é um produto totalmente nacional e com uma qualidade ímpar. “Reforço o esforço, principalmente da Katia Espírito Santo, na produção da boa cachaça do Rio, para ser apreciada entre os consumidores”.

No lançamento do festival, ao som do chorinho, convidados degustaram uma carta de quatro coquetéis, elaborados e servidos pelo mixologista e consultor de bebidas Laércio Zulu, a partir das 12 marcas de cachaça presentes, envelhecidas em amburana, pau-brasil, carvalho e a branca brandy, licor, soda e outros ingredientes.

O festival está previsto para acontecer entre abril e maio do ano que vem, durante três dias, e contará com a presença de produtores dos diversos municípios do estado filiados à associação. Uma realização da Apacerj, Sindibebi e da BR4 Branding & Eventos, com apoio da Firjan e da Prefeitura do Rio. 

Capacitação

Aos empresários fluminenses do segmento de cachaça interessados em obter mais qualidade em seus produtos, o Centro de Referência em Alimentos, Bebidas e Panificação da Firjan SENAI Tijuca já anuncia promoção de cursos de Tecnologia para sua produção, em 2023, de acordo com Bruna Tristão, especialista em Bebidas da federação.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida