
Marco da Inteligência Artificial, Política Nacional de Economia Circular, Marco Legal do Licenciamento Ambiental estão entre as prioridades apresentadas pelos empresáriosFoto: Vinícius Magalhães | Firjan
Uma comitiva com mais de 30 empresários do Rio de Janeiro participou nesta terça-feira, 25/3, do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2025, realizado no plenário do Congresso Nacional. Levadas pela Firjan, as lideranças empresariais fluminenses foram a Brasília apresentar aos parlamentares federais as propostas legislativas prioritárias para o desenvolvimento da indústria do Rio de Janeiro.
Organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e criada em parceria com as federações estaduais, a Agenda Legislativa reúne os Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional que o setor industrial considera essenciais para avançar em 2025.
“Esse é um amplo trabalho da indústria brasileira em que a Firjan tem uma participação bastante relevante. É uma importante forma de nos engajarmos com o Poder Legislativo nacional em defesa do crescimento do setor industrial do estado do Rio de Janeiro”, destaca Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
Acesse a lista dos pleitos prioritários para a Firjan
A lista com os pleitos prioritários da Firjan foi produzida a partir da escuta da federação com empresários de todas as regiões do estado. Dos 283 projetos analisados pelos Conselhos Empresariais da federação neste ano, 76 foram priorizados e 31 deles foram inseridos na Agenda.
Entre as prioridades apresentadas a deputados e senadores, estão o Marco da Inteligência Artificial, a Política Nacional de Economia Circular, o Marco Legal do Licenciamento Ambiental, a Modernização da Lei do Bem e medidas para melhorar questões tributárias e relacionadas a comércio exterior.
O presidente da CNI, Ricardo Alban, afirma que a Agenda Legislativa simboliza o sucesso do pacto entre a indústria e o Congresso Nacional em favor de um Brasil economicamente próspero e socialmente inclusivo. “Essa colaboração estratégica entre setor público, indústria e sociedade tem consolidado um ambiente propício para a melhoria das condições de vida dos brasileiros”, diz Alban.
 |
Presidente da CNI, Ricardo Alban, com o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano |
30 anos da Agenda Legislativa
Também nesta terça-feira, 25/3, a CNI inaugurou uma exposição comemorativa aos 30 anos da Agenda Legislativa da Indústria no Corredor Tereza de Benguela da Câmara dos Deputados. O espaço vai reunir informações, curiosidades e dados sobre a atuação do setor industrial junto ao Congresso Nacional ao longo das três últimas décadas.
Nos 30 anos de Agenda, 148.345 proposições apresentadas no Congresso Nacional foram analisadas pela CNI, das quais 34.392 acabaram selecionadas para apreciação da base industrial. No total, 3.653 foram priorizadas pela CNI e fizeram parte de uma ou mais edições do documento nessas três décadas.