O Instituto SENAI de Inovação em Química Verde (ISI-QV), da Firjan, participou do Green Hydrogen Application Summit, nesta terça-feira (18/10), no Porto Maravilha, para troca de experiências sobre planos de descarbonização e outras aplicabilidades do hidrogênio verde na indústria. Representantes de diferentes áreas compartilharam suas perspectivas sobre esse uso em cada setor.
Na abertura do evento, Antônio Fidalgo, pesquisador-chefe do ISI-QV, disse que o hidrogênio sustentável, no âmbito do grande conceito de transição e integração energética, é um combustível com inúmeras vantagens e características positivas, especialmente quando se fala da economia de baixo carbono.
“Os institutos da Firjan apoiam pesquisas básicas, ainda necessárias, e até mais avançadas – com grau de maturidade e aplicação imediata – em hidrogênio sustentável. Temos competências nas áreas de tecnologias digitais, para apoiar de forma consistente a consecução para a transição energética; em Inspeção de Integridade, para avaliação de materiais (armazenamento de hidrogênio); e, finalmente, iniciativas com projetos envolvendo hidrogênio sustentável – mais limpo –, sempre nessa abordagem da Pesquisa & Desenvolvimento (P&D)”, pontuou Fidalgo.
|
Hanno Erwes, diretor executivo da AHK Rio de Janeiro, no evento realizado no Aqua Corporate |
O Green Hydrogen Application Summit é uma realização do H2Brasil – Expansão do Hidrogênio Verde - projeto implementado pela GIZ Brasil em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), sob encargo do Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung (BMZ) - e a Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde, formada pelas AHK Rio e AHK São Paulo.
A Firjan esteve presente para fomentar o intercâmbio de experiências e estabelecer networking para oportunidades de cooperação envolvendo os principais players da indústria.