Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação

Inscrições abertas: cursos técnicos Firjan SENAI são passaportes para o mercado de trabalho

Com opções em presencial ou EAD + prática, a maioria dos cursos tem duração de um ano e meio e, quem fizer matrículas em maio, terá desconto de 70% na primeira parcela. As aulas começam em 25/07

Com opções em presencial ou EAD + prática, a maioria dos cursos tem duração de um ano e meio e, quem fizer matrículas em maio, terá desconto de 70% na primeira parcela. As aulas começam em 25/07Foto: Paula Johas

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 27/05/22 18:33  -  Atualizado em  30/05/22 09:24

Se você está cursando o Ensino Médio ou já se formou, não perca tempo. Venha se inscrever em um dos 18 cursos técnicos de excelência da Firjan SENAI. São 14 títulos de ensino EAD + prática e outros quatro totalmente presenciais. “Todos são importantes, principalmente os que são considerados transversais, cuja formação possibilita que o profissional tenha um campo de atuação mais amplo. São eles: automação industrial, mecânica, logística, informática, mecatrônica e eletromecânica”, enumera Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI.

Quem optar pelo EAD + prática poderá escolher entre as 53 turmas em 20 unidades Firjan SENAI, que somam 2.120 vagas. A maioria dos cursos tem duração de um ano e meio e, quem fizer matrículas em maio, terá desconto de 70% na primeira parcela. As aulas começam em 25/07. “A Firjan SENAI tem uma preocupação de ofertar cursos técnicos em títulos que tenham maior atratividade para o mercado de trabalho. Tanto para quem quer se inserir no mercado ou para quem já está e quer se requalificar para buscar novas oportunidades”, explica Melo.

Ana Luisa Machado, de 18 anos, cursou Mecatrônica na unidade de Nova Friburgo, se formando em julho de 2021. A base do curso técnico foi determinante para ela ser aprovada para Engenharia Mecânica na Uerj, em Friburgo, e no IFF, em Cabo Frio. Ela se matriculou na Uerj e começa as aulas agora em junho. Além disso, no início deste ano, começou a trabalhar como desenhista técnico mecânico na Brastoni, que produz equipamentos para perfuração de solo. “Muito do que vejo aqui na empresa também tinha aprendido no curso da Firjan SENAI. Foi com esse curso que decidi que área queria seguir tanto na faculdade como no mercado de trabalho”, resume Ana Luisa, que é uma das poucas funcionárias mulher nessa área na empresa.

Na oferta de Cursos Técnicos da Firjan SENAI, há também quatro títulos presenciais que, com o arrefecimento da pandemia, estão voltando para o portfólio este ano, sendo: Design Gráfico, Multimídia, Programação de Jogos Digitais e o de Petroquímica.

A Firjan SENAI, durante a pandemia, visando manter oferta de formação profissional para que as pessoas continuem a se qualificar para maiores chances no mercado de trabalho, inovou nos modelos de cursos em EAD. O gerente de Educação Profissional destaca a inovação no modelo EAD + prática para melhor adequar o processo formativo.

“A introdução de aulas on-line em dia e hora marcada visa ampliar a interação com o instrutor, bem como focar em temas de maior relevância para a formação profissional, que, somando aos momentos de tutoria, autoestudo pela nossa plataforma AVA (ambiente virtual de aprendizagem) e as práticas presenciais nos laboratórios do SENAI, compõe a metodologia EaD + Prática”, pontua Melo. A prática sempre existiu. No curso técnico, é importante manter o foco em prática, por isso, os cursos EAD possuem também os momentos presenciais nas escolas.

Veja a lista de cursos técnicos EAD + Prática:

Automação Industrial, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização e Sistemas de Energia Renovável, Segurança do Trabalho e Mecatrônica.

Confira os cursos presenciais:

Design Gráfico, Multimídia, Petroquímica e Programação de Jogos Digitais.

Clique aqui e inscreva-se para os cursos técnicos da Firjan SENAI.
 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida