Empresários fluminenses da cadeia da moda participaram de uma imersão internacional promovida pela Firjan IEL, em Paris, capital da França, entre os dias 10 e 14/2. Durante a programação, o grupo trocou experiências, acessou tendências globais por meio de visitas técnicas e capacitações e participou da Première Vision Paris, um dos eventos mais relevantes do setor. A feira apresentou as tendências Primavera-Verão 2026, proporcionando um panorama estratégico das inovações e oportunidades do mercado global.
Uma das principais atividades da imersão foi a capacitação realizada na ESMOD - École Supérieure des Arts et Techniques de la Mode. Fundada no século XIX, a ESMOD Paris é uma das escolas de moda mais prestigiadas do mundo, reconhecida por sua abordagem inovadora no ensino de design, modelagem e comunicação visual. Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, destacou a relevância da visita à unidade.
"Muito interessante essa oportunidade de ter conhecimento sobre as perspectivas e sobre a evolução do mercado de segunda mão para produtos de luxo. É uma oportunidade que a Firjan IEL oferece aos seus associados, aos empresários, de conhecer a evolução e quais são as tendências para o mundo da moda", afirmou o presidente da federação.
A delegação contou com lideranças sindicais do setor, fortalecendo a moda fluminense no cenário global. "Foi um conteúdo muito rico que a gente vai levar para os nossos associados. Vimos bastante as temáticas de sustentabilidade, circularidade, rastreabilidade dos produtos. Entendendo com quem sabe, a gente pode exportar e aumentar essa relação com a França e com a Europa, especialmente através de produtos ecoresponsáveis”, pontuou Isadora Landau Remy, 1ª vice-presidente da Firjan CIRJ e também presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado do Rio de Janeiro (Sinditêxtil).
Também participaram da Imersão Internacional Firjan IEL as seguintes lideranças: Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Conselho Superior da Firjan; Adão Patrício Gomes, presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sincronerj); Aidei dos Santos Lisboa, presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e de Bolsas, Luvas e Similares do Município do Rio de Janeiro (Sindicalçados); Gustavo Marques Moraes, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest); Luís Carlos Damião Soares, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Norte Fluminense (Sindvest Norte); Rosângela Mathias da Silveira Pinto, presidente do Sindicato da Indústria de Alfaiataria e de Confecção de Roupas de Homem de Niterói (Sindiconf); Ulisses Peres Betbeder, diretor do Sindicato da Indústria do Vestuário do Rio de Janeiro e Grande Rio (Moda Rio); Jorge José Almeida de Sá Kappaun, diretor do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas e Chapéus de Senhoras de Petrópolis (Sindcon) e Antonio Cesar Berenguer Bittencourt Gomes, diretor da Firjan CIRJ.
Além da participação na Première Vision Paris e da capacitação na ESMOD, outro ponto alto foi a visita técnica à Station F, o maior campus de startups do mundo. O espaço abriga um ecossistema dinâmico de startups, investidores e grandes marcas, fomentando avanços em diversas áreas, incluindo soluções tecnológicas para a moda sustentável. A experiência proporcionou aos participantes uma visão privilegiada sobre inovação e novos modelos de negócio.
A delegação também visitou a Galerie Dior, espaço imersivo que celebra a história e a criatividade da icônica maison francesa. O local reúne exposições interativas e peças históricas, destacando a influência da marca no cenário global da moda. Os participantes puderam explorar o legado de Christian Dior e entender a relação entre a alta costura e outras expressões artísticas, como pintura, fotografia e design de interiores.