
Empresários do setor moveleiro e colaboradores da Firjan durante networking na ChinaFoto: Divulgação
Visitar quatro importantes feiras de design e mobiliário em Xangai foi o que atraiu para a China um grupo de líderes sindicais do setor, coordenado pela Firjan IEL. O objetivo da imersão internacional de móveis 2025, que inclui a ida a fábricas e encontros com autoridades, é gerar oportunidade para networking, aprendizado sobre as últimas tendências e inovações do mercado e ampliar as oportunidades para o setor moveleiro fluminense.
Participam as seguintes lideranças empresariais: Daniel Cola Noel, do Sindicato da Indústria de Marcenaria, Móveis de Madeira, Serrarias, Carpintarias e Tanoarias de Petrópolis (Sindimarcenaria); Pedro Iniquez, do Sindicato das Indústrias de Móveis do Município do Rio de Janeiro (SIM-RIO); e Thiago dos Santos Moraes, do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Campos dos Goytacazes (Sindimob).
Até 12/9 eles vão conhecer as feiras Furniture China, Maison Shanghai, China International Furniture Fair (CIFF) e China International Furniture Machinery & Woodworking Machinery, que reúnem fabricantes, designers, compradores e profissionais da indústria.
 |
Delegação empresarial da Firjan | Foto: Divulgação |
O vice-diretor do Departamento de Comércio da cidade de Jiaxing, Xu Bing, que recebeu a delegação em um workshop para apresentação do panorama do setor moveleiro da região ressaltou que “o objetivo estratégico do município e do país é aprofundar o conhecimento mútuo entre o Brasil e a China para o desenvolvimento de uma parceria econômica e comercial mais ampla”.
Vinte empresas chinesas, que participaram desse encontro e realizaram networking com os três líderes sindicais da Firjan, demonstraram interesse em desenvolver parcerias no mercado brasileiro. Foram apresentados também cases empresariais chineses.
A relação comercial entre Jiaxing e o Brasil ainda é pequena, mas há uma expectativa de que o cenário possa evoluir em função das atuais tensões tarifárias que vêm impactando o comércio exterior global.
Logo no primeiro dia da imersão, os três empresários fluminenses se apresentaram a um público de cerca de 40 pessoas, realizaram encontros com autoridades locais e empresários e fizeram visitas técnicas às fábricas Sunjoy Group, de móveis para ambientes externos; Adwin Furniture, de móveis em geral, e Zhejiang Materials, de móveis e revestimentos em madeira.
Essas feiras apresentam uma ampla gama de produtos, como móveis residenciais, soluções comerciais, novas tecnologias e materiais sustentáveis. A região foi escolhida porque oferece boas oportunidades para visitas técnicas que agregam ao propósito da Imersão.
Giorgio Luigi Rossi, gerente da Firjan Internacional, descreveu a atuação da federação, o panorama de investimentos no triênio no estado do Rio de Janeiro e o interesse em promover ações de cooperação internacional da Firjan SENAI. Já Gustavo Henrique de Souza, instrutor da Firjan SENAI Petrópolis, falou sobre o setor moveleiro do Brasil e do Rio de Janeiro, sobre o perfil do mercado e das tendências do segmento.