Alunos do curso ‘Operador de Produção de petróleo offshore’ participam do desafioFoto: Divulgação/PRIO
Como parte da conclusão do curso ‘Operador de Produção de Petróleo Offshore’, promovido anualmente na Firjan SENAI de Benfica, cerca de 70 alunos participaram do Hackathon Reação Offshore, patrocinado pela operadora PRIO. Primeiro o evento ocorreu na Firjan SENAI Macaé, com 46 alunos da unidade e os orientadores Randerson de Souza Rezier, Aline Clen, Marcos Vinicius Galeno, Ricceli Magliano e Carlos Antônio da Silva.
Logo em seguida, no campus de Benfica, durante 9 a 13 de dezembro, o grupo, dividido em dez equipes, trabalhou intensamente para resolver um problema real proposto pela empresa: a falha identificada como SWIP-B-UB-125101B. Cada equipe foi orientada por um instrutor: Isaac Lopes, Luiz Sena, Tiago Lira, Alexandre Logelo e Luis Vinicius. Além disso, eles contaram com o suporte de seus respectivos co-orientadores, que acompanharam os alunos ao longo do curso: Wilhermyson Lima, Golden Lemy e Sérgio Nascimento.
Durante a semana, os alunos aplicaram todo o conteúdo aprendido no curso de qualificação, focando na falha nos selos mecânicos das bombas de injeção Forte. “Além de consolidar os conhecimentos técnicos adquiridos, o desafio teve como objetivo estimular a criatividade e a proatividade dos participantes”, destacou Thiago Cordeiro, Técnico de Educação da Firjan SENAI.
|
Alunos da Firjan SENAI Macaé comemoram resultado final do hackathon |
No Fab Lab da Firjan SENAI Benfica, as equipes usaram tecnologias de ponta para prototipar e desenvolver suas soluções. Segundo Luiz Sena, instrutor responsável pelo Fab Lab Benfica, “foi gratificante ver os alunos usando o laboratório com tanto empenho”. Ao fim do desafio, a equipe vencedora, orientada por Isaac Lopes, se destacou pela solução eficaz envolvendo a troca do selo mecânico usando materiais compósitos mais resistentes à corrosão. A proposta impressionou pela viabilidade e pelo impacto direto na redução de custos operacionais.
“O Hackathon foi uma experiência incrível. Conseguimos aplicar tudo o que aprendemos em sala de aula e, ao mesmo tempo, desenvolvemos habilidades como trabalho em equipe e resolução de problemas”, afirmou Vivian Sales, integrante da equipe campeã. Thiago Cordeiro reforçou: “o Hackathon Reação Offshore reflete a missão da Firjan SENAI de formar profissionais preparados para os desafios reais da indústria, conectando educação e inovação para transformar a realidade dos alunos e do mercado”.
Como reconhecimento pelo desempenho, cada integrante da equipe vencedora recebeu um kimono assinado pelo judoca Flávio Canto, uma homenagem ao esforço e à dedicação demonstrados durante o desafio. A PRIO, empresa e especialista na recuperação de campos maduros, é apoiadora do Reação Offshore – Academia de Talentos. A iniciativa, fruto de uma parceria dos Institutos Todos na Luta e Reação, é um programa educacional único e inovador que oferece cursos para quem tem interesse em atuar no setor de petróleo e gás, com a Firjan SENAI responsável pela capacitação técnica.