
Cláudio Castro, deputado Rodrigo Amorim e Luiz Césio Caetano debatem ações para mitigar o tarifaço norte-americanoFoto: Vinicius Magalhães
Presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano participou nesta terça (22) da primeira reunião do Grupo de Trabalho Executivo criado pelo governo do estado do Rio para avaliar os possíveis impactos do tarifaço dos Estados Unidos na economia fluminense.
“O objetivo da iniciativa do governador do estado é analisar e propor ações de mitigação dos possíveis impactos do tarifaço no Rio de Janeiro. Vamos trabalhar na identificação dos principais setores para atuarmos conjuntamente em potenciais planos de mitigação”, afirmou Caetano.
Pelo setor produtivo, Fecomércio e Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) também integram o GT, coordenado pela Secretaria da Casa Civil e com representantes das secretarias estaduais de Planejamento e Gestão, Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Energia e Economia do Mar.
De acordo com o governador Cláudio Castro, mais do que levantar os números brutos das exportações fluminenses para os Estados Unidos, "a prioridade no estado do Rio é a realização de um estudo de impacto da elevação de tarifas de importação sobre os produtos brasileiros sobre os municípios que participem de cadeias produtivas intrinsecamente ligadas ao mercado americano.”