
Grupo vai debater soluções energéticas voltadas para descarbonizaçãoFoto: João Gabriel Rothier
A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Energias Limpas da Comissão Estadual da Economia do Mar (Cedemar), vinculada à Secretaria de Energia e Economia do Mar do estado do Rio de Janeiro (SEENEMAR), ocorreu em 13/2 na sede da Firjan, com a participação de diversos atores do setor. A federação é responsável pela coordenação desse grupo, que tem como missão debater e propor diretrizes para fomentar setores estratégicos como eólica offshore, hidrogênio de baixo carbono, biobunker e outras soluções energéticas voltadas para descarbonização e relacionadas ao ambiente marítimo.
Estão à frente do GT de Energias Limpas, pela Firjan coordenando os trabalhos, a gerente geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval, Karine Fragoso; e pela SEENEMAR, a superintendente de Energias Limpas, Maíra Campos. Também participaram do primeiro encontro, o vice-presidente da Firjan CIRJ, Henrique Osório, e pelo governo do estado, o subsecretário adjunto de Energia da SEENEMAR, Sérgio Coelho, e o presidente da Cedemar e subsecretário adjunto de Economia do Mar da SEENEMAR, Marcelo Felipe.
Com um engajamento expressivo de atores do setor, a primeira reunião reforçou o compromisso do Rio de Janeiro em consolidar-se como um polo de inovação e desenvolvimento sustentável em novas energias, passo fundamental para o avanço da transição energética no estado fluminense.
A Cedemar foi criada para estruturar políticas públicas que impulsionem a economia azul, promovendo o desenvolvimento sustentável dos setores ligados ao mar. Dentro dessa comissão, diferentes grupos temáticos reúnem empresas, entidades e o governo estadual para construir estratégias e ações concretas para o estado.