Carla Pinheiro, diretora da Firjan e presidente do Conselho Empresarial de MulheresFoto: Paula Johas
O evento “Liderança de alto impacto: o valor da diversidade no topo das empresas”, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE Rio de Janeiro) e patrocinado pela Firjan, debateu a importância da pluralidade e diversidade nas lideranças das empresas. Também retomou questões relacionadas à realidade das mulheres no Brasil, como, por exemplo, o feminicídio. A conversa, em 25/11, no Hotel Fairmont, em Copacabana, foi mediada por Carla Pinheiro, presidente do Conselho Empresarial de Mulheres e diretora da Firjan, e por Andréia Repsold, presidente do LIDE do Rio de Janeiro.
O LIDE é uma organização que busca promover a integração e o desenvolvimento entre lideranças, com o apoio da Firjan. Carla Pinheiro ressaltou que o suporte dado pela Firjan demonstra seu compromisso com a ampliação desse debate. “A Firjan demonstra sua intencionalidade não só quando ela estimula a diversidade dentro da federação, entre seus colaboradores, como também quando a gente leva essas discussões para fora”, destacou ela, que também é presidente do Sindicato das Indústrias da Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Estado do Rio de Janeiro (Sindijoias).
O evento contou com a presença de gestores dos setores públicos e privados. Durante a mesa de debate, as convidadas foram ao palco contar sobre suas experiências e trajetórias em cargos de liderança, quando também pontuaram a importância de debater o espaço da mulher na sociedade.
Entre elas estavam Kátia Alves Espírito Santo, vice-presidente da Firjan CIRJ e presidente da Associação de Produtores de Cachaça do Município e do Estado do Rio de Janeiro (Apacerj), que mencionou a Firjan como impulsionadora do crescimento do setor; e Rosane da Silva, secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, do Ministério da Mulher. “É importante ter políticas que, de fato, empoderem as mulheres, que digam, ‘vão, vocês são capazes’”, ressaltou a representante do governo federal.
A diretora de Operações da Holográfica e membro do Conselho de Mulheres da Firjan, Renata Daflon, também esteve presente e reconheceu a importância de discutir o tema entre líderes. “Hoje nascem cada vez mais redes de mulheres que querem fortalecer as lideranças e prosperar com as empresas. Então esses encontros são muito importantes para as pessoas se conhecerem”, pontuou.
Os discursos abordaram temáticas desde o âmbito corporativo e empresarial até questões que cercam o cotidiano das mulheres brasileiras. Dados sobre violência doméstica e a discussão sobre o aumento da licença paternidade foram mencionados. Ao final, os líderes presentes também puderam fazer perguntas às palestrantes a respeito da inclusão e diversidade no setor de liderança pública e privada.