
No telão, a diretora industrial da Fumel, Nara Victor, que participou da reunião por videoconferênciaFoto: Paula Johas
A reunião desta quarta-feira (2/7) do Conselho Empresarial de Agronegócios, Alimentos e Bebidas celebrou o Prêmio Faz Diferença, que coroou a história de sucesso da Fumel. A agroindústria do município de Cachoeiras de Macacu destacou-se por seu projeto de valorização da agricultura familiar e da fruticultura fluminense.
“Esse reconhecimento para a Fumel faz a diferença para o nosso mercado, mostrando que a empresa executa um trabalho impecável e merece ser conhecida por todos os produtores rurais”, comemorou Antonio Carlos C. Cordeiro, presidente do Conselho.
O Prêmio Faz Diferença é uma iniciativa do jornal O Globo, com patrocínio da Firjan, SESI, que busca destacar iniciativas que impactam positivamente a sociedade, promovendo exemplos de sucesso e dedicação em áreas como economia, educação, saúde e desenvolvimento do estado do Rio.
“A Fumel, com sua atuação junto aos pequenos produtores rurais, demonstrou um excelente trabalho na geração de renda e na valorização da agricultura familiar”, ressaltou Antônio Carlos.
A diretora industrial da empresa, Nara Victor, apresentou a marca aos conselheiros e convidados. “Quando inscrevemos a Fumel, não tínhamos dimensão do tamanho dos nossos concorrentes. Ser reconhecido por nosso modelo de negócio, que tem a sustentabilidade e o respeito às pessoas do campo como filosofia, é muito importante”, contou.
Fundada em 1989 pelo empresário Nelson Victor, pai de Nara, hoje com 80 anos e ainda ativo no negócio, a empresa tem 90% da produção artesanal, do plantio ao produto final. O portfólio inclui doces, produzidos a partir das plantações de banana, como balas, banana passa e bananada, além de produtos como mel e extrato de própolis. A Fumel foi escolhida pelo voto popular e pelos jurados da categoria: Letícia Sander, editora executiva de O Globo; Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan; Fernanda Candeias, presidente do Conselho Empresarial ESG da Firjan; e Oficina Muda, empresa vencedora em 2023.
Atuação do governo do estado
O Conselho também discutiu as ações e o planejamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar (Sedipaf), com Jair Bittencourt, titular da pasta. “Ela foi criada para o desenvolvimento do agronegócio. Um desmembramento da Secretaria de Agricultura, com foco na pesca e na agricultura familiar. Na minha avaliação, foi um ganho, principalmente por dar visibilidade ao pequeno produtor rural, que representa a grande maioria dos produtores fluminenses”, destacou.
Bittencourt explicou ainda que o agricultor familiar, o pequeno produtor rural, precisa de alguém que os oriente para enfrentar as dificuldades. “Vamos trabalhar para aprimorar os conhecimentos deles, com informações, metodologias, tecnologias e, principalmente as técnicas de comércio, para que ele prospere”, resumiu.
 |
Jair Bittencourt e Antonio Carlos C. Cordeiro | Foto: Paula Johas |