Aumento da produtividade e investimento na qualificação de mão de obra são alguns dos desafios que a construção civil enfrentará em 2022. Esses e outros temas estiveram em discussão no primeiro encontro do ano do Fórum Setorial da Construção Civil da Firjan, realizado em formato híbrido, em 16/02.
“Destaco a importância do Fórum para estimular o crescimento do setor fluminense, por meio de posicionamentos que gerem propostas, projetos e ações, que reduzam os obstáculos, estejam eles nos campos fiscal, legislativo, burocrático, tecnológico, de capacitação profissional ou de mercado”, afirmou o presidente do grupo, Marcelo Kaiuca. que é vice-presidente da federação e presidente do Sindicato das Indústrias de Artefato de Cimento Armado, Ladrilhos Hidráulicos e Produtos de Cimento no Estado do Rio (Induscimento).
Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan, destacou a importância estratégica do colegiado dentro da cadeia da construção civil, por contar com um grupo homogêneo, compromissado e motivado na defesa dos interesses do setor.
O encontro foi aberto com a palestra de Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), que falou sobre as perspectivas e desafios do segmento. Lembrando que 2021 configurou-se como o momento de retomada apesar do ambiente ainda dominado pela pandemia, ela apontou o discreto crescimento da economia como promissor, refletindo o aquecimento da demanda em diversos setores, entre eles, o da construção civil.
“O momento é de início de um movimento de retomada, com projeções indicando um resultado positivo, desde que se saiba administrar o aumento da inflação e que a pandemia continue caminhando para se tornar uma endemia”, comentou Ana Maria.
O Fórum terá reuniões mensais com dois temas em debate. Entre as pautas prioritárias levantadas estão o aumento da produtividade e do grau de industrialização do setor, agilidade no processo de licenciamento de obras, questões tributárias e melhoria da qualificação profissional.