
Luiz Césio Caetano, presidente da FirjanFoto: Pedro Kirilos
Lideranças empresariais, políticas e do Poder Judiciário se reúnem no Rio de Janeiro, de 21 a 23 de agosto, para debater questões fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil no 24º Fórum Empresarial Lide. O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, destacou no evento questões importantes como mudanças climáticas, economia circular, sustentabilidade e a necessidade de um bom ambiente de negócios.
“A Firjan acabou de divulgar o Panorama dos Investimentos em andamento ou potenciais, que somam R$ 534,2 bilhões no nosso estado até 2027, em que se destaca o mercado de energia. Entre os projetos potenciais estão vários diretamente ligados à transição energética, como os de eólicas offshore e biocombustíveis. Todos esses projetos dependem de um bom ambiente de negócios. E neste contexto é imprescindível a manutenção da política estadual de incentivos fiscais até 2032, prazo limite estipulado pela reforma tributária”, defendeu Caetano.
Em relação à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que acontecerá em novembro em Belém, o presidente da Firjan argumentou sobre a necessidade de a indústria do Rio compreender as melhores oportunidades advindas da COP 30. “A Firjan realiza ações para que o empresariado fluminense possa debater os temas relacionados à Conferência – criando um ambiente com informações qualificadas e customizadas, que ajudem qualquer modelo de negócio a aprimorar sua estratégia rumo à melhor gestão de carbono”, salientou Caetano.
A sustentabilidade está entre as prioridades da atuação da Firjan, que apoia a indústria do estado do Rio em diversas linhas. “Após avaliações técnicas de questões que impactam a indústria, geramos posicionamentos e propostas de aprimoramento de políticas públicas, buscando alcançar soluções sustentáveis para o Estado do Rio”, afirmou Caetano, ressaltando que entre os conselhos empresariais da federação está o de ESG, formado por mais de 40 representantes de diversos setores industriais.
 |
Fundador e co-chairman do Lide, João Doria, ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, falou da importância do 24º Fórum Empresarial tendo como objetivo buscar soluções para o Brasil em meio a tempos difíceis e complexos, destacando a importância do diálogo na democracia.
“Precisamos promover o entendimento entre diferentes esferas — Judiciário, Legislativo, Executivo e o setor produtivo — para construir um horizonte de futuro mais estável para o Brasil, com foco em soluções que vão além de confrontos. O compromisso do Lide é com a construção de um Brasil mais estável e com diálogo entre representantes públicos e privados”, avaliou.
Já a presidente do Lide Rio de Janeiro, Andrea Repsold, disse que a cidade não espera pelo futuro, mas assim como o 24º Fórum Empresarial faz acontecer e promove encontros que transformem ideias em ações. Andrea destacou o compromisso com inovação, desenvolvimento sustentável e, sobretudo, o papel da liderança.
“Temos que reconhecer o avanço da liderança feminina, que une visão de futuro, capacidade de entrega e coragem. As mulheres estão presentes nas mesas de debate desse encontro com tom otimista. Escolhemos agir e avançar”, resumiu.
Já André Mendonça, ministro do Supremo Tribunal Federal, ressaltou a necessidade de fortalecer o Estado, os poderes e as instituições e defendeu a governança como base da estabilidade e da racionalidade institucional. Mendonça declarou que o Estado Democrático de Direito deve ser efetivo, com instituições que funcionem como estabilizadoras da sociedade. O ministro apontou pilares para o fortalecimento do Estado de Direito, como instituições justas com princípios básicos de justiça consagrados no pacto social; separação dos poderes e funcionamento adequado para preservar o Estado de Direito.
A empresária Carla Pinheiro, presidente do Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan e diretora da federação participou do painel Economia Circular e Desenvolvimento Social.
O evento contou ainda, na abertura, com o governador Cláudio Castro e o vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere. Temas como Sustentabilidade e Mudanças Climáticas; Desenvolvimento, Inovação, Tecnologia e Energias Renováveis; e Combustíveis Limpos foram debatidos nesta sexta-feira, dia 22/8.