O bem-estar do trabalhador foi o cerne dos debates do Fórum de Saúde, Vida e Previdência, em 22 e 23/03, no Centro de Convenções da Firjan, reunindo representantes de recursos humanos, saúde nas empresas e áreas afins. Organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos-RJ (ABRH), este ano o evento foi realizado de forma presencial com parceria da Firjan SESI.
“Esse fórum tem a discussão da promoção da saúde, de uma saúde preditiva. Um pouco da pandemia, nós da Firjan SESI já buscávamos esse posicionamento. Com a Covid-19, todos os ambientes de saúde ficaram ‘esgarçados’. E isso fez com que tivéssemos de mudar todo nosso posicionamento, nossos produtos e formas de operar. Fazemos hoje uma gestão de risco dos maiores ativos da empresa, que são as pessoas. Quanto mais você fizer um trabalho de promoção de saúde, a longevidade será a consequência natural”, analisou Alexandre dos Reis, diretor geral da Firjan SENAI SESI.
O evento teve como objetivo transmitir novas informações, esclarecer dúvidas, promover e divulgar práticas mais inovadoras em gestão de pessoas e saúde. “Com a pandemia do coronavírus, houve uma reflexão profunda sobre saúde individual e coletiva. As pessoas passaram a valorizar mais os planos de saúde e os cuidados com a parte financeira para ser usada em eventualidades. Nesse cenário, as equipes de recursos humanos assumem um papel fundamental. Nesse evento, refletimos e projetamos para o futuro”, avaliou Lúcia Madeira Moraes, presidente da ABRH-RJ.
O fórum discutiu e mostrou práticas assertivas para a gestão do bem-estar. Nos diversos painéis durante os dois dias debates, foram apresentados temas como “O desafio das empresas frente às constantes incertezas geradas pela pandemia”, com a participação de Pedro Capanema, consultor Jurídico da Firjan; e “Burnout como doença ocupacional”, com a presença do médico Roberto Aylmer, consultor de Saúde Integrada e mediador do evento Saúde Integrada Talks da Firjan SESI.
No Momento Firjan, Noélly Mercer, coordenadora de Promoção da Saúde da federação, enfatizou a importância da prevenção. A matriz dos produtos de Saúde Integrada passa por diagnósticos, gestão e campanhas de vacinação, entre outros. A saúde mental tem sido um dos destaques, com workshops, consultorias e programas.
A parceria com a ABRH é uma oportunidade de conectar as soluções do portfólio da Firjan SESI com as necessidades das empresas, além de atualizar os profissionais e promover o relacionamento com os clientes.