
Noventa e três alunos receberam seus diplomas de assistentes administrativos e em logística.Foto: Pablo Violante / Firjan
Uma cerimônia marcada por emoção e orgulho reuniu familiares, parceiros e instrutores na sede da Firjan, nesta quinta-feira, 27/11, para celebrar a formatura da turma 2025 do programa ViraVida. A iniciativa do SESI Cidadania, que, há 15 anos, transforma trajetórias de jovens do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense, lotou o auditório da instituição em um encontro que simbolizou não apenas o encerramento de um ciclo, mas o início de novas possibilidades e futuros possíveis.
A cerimônia foi aberta oficialmente pelo diretor-executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis, que emocionou o público ao compartilhar sua própria história. “A dificuldade faz a gente caminhar”, afirmou. Ele ressaltou também a importância de referências positivas: “Vocês precisam ser referências para seus irmãos, amigos e para a comunidade. Precisam ser o primeiro da família a entrar na faculdade, porque isso muda tudo ao redor”. Em sua fala, reforçou que valores, estudo e resiliência são a base para superar adversidades. O evento concluiu mais uma etapa, mas deixou evidente que, para os jovens presentes, este é apenas o começo de uma nova trajetória marcada por pertencimento, confiança e futuro. Alexandre dos Reis, diretor-executivo da Firjan SENAI SESI.
Conheça as ações desenvolvidas pelo programa SESI Cidadania
O evento concluiu mais uma etapa, mas deixou evidente que, para os jovens presentes, este é apenas o começo de uma nova trajetória marcada por pertencimento, confiança e futuro. Alexandre dos Reis, diretor-executivo da Firjan SENAI SESI.
Para Alexandre dos Reis, a formatura do programa ViraVida reafirmou o compromisso da Firjan com um Rio de Janeiro menos desigual e com mais oportunidades. “O evento concluiu mais uma etapa, mas deixou evidente que, para os jovens presentes, este é apenas o começo de uma nova trajetória marcada por pertencimento, confiança e futuro”, destacou.
Em 2025, o ViraVida registrou o maior número de inscrições de sua história: 2.308 jovens. Um recorde que mostra o quanto o projeto impacta na vida de quem sonha e acredita no próprio futuro, que combina formação técnica, cidadania, desenvolvimento emocional e inserção profissional. O processo seletivo, com provas, dinâmicas e entrevistas foi apontado pelos estudantes como o primeiro grande desafio, seguido pelo intenso percurso de aulas, oficinas e vivências.
Os oradores das turmas, Raniele dos Santos Lima e Miguel Rodrigues da Silva, emocionaram o público ao traduzirem em palavras o sentimento coletivo. “Hoje, olhamos para trás e vemos uma trajetória repleta de desafios, dúvidas e muito aprendizado. Levamos conosco não apenas conhecimento técnico, mas amadurecimento, memórias e laços que seguirão firmes”, afirmou Raniele. Ela destacou os momentos de apoio emocional e as rodas de terapia do ViraVida. “Elas nos 'curavam', mostravam que nunca estávamos sozinhos."
 |
| Oradores das turmas formandas | Foto: Pablo Violante / Firjan. |
Miguel reforçou o impacto transformador do programa. “Cada um de nós trouxe uma realidade diferente, mas todos tínhamos algo em comum: a vontade de mudar nossas vidas”, disse. Ele ressaltou o desenvolvimento pessoal alcançado ao longo da formação. “Aprendemos logística, administração, marketing, mas também algo que nenhuma matéria ensina: aprendemos sobre nós mesmos. Pela primeira vez, muitos puderam falar, desabafar, entender sentimentos. Hoje eu olho para cada colega e digo: nós conseguimos."
Aprendemos logística, administração, marketing, mas também algo que nenhuma matéria ensina: aprendemos sobre nós mesmos. Miguel Rodrigues da Silva, aluno do ViraVida.
A entrega dos certificados contou com a participação das instrutoras e da pedagoga da Firjan SENAI Vila Isabel, além das professoras do ViraVida, que acompanharam os jovens nesta trajetória, em suas formações como Assistentes de Operação em Logística e Assistentes Administrativos.
Durante a cerimônia, foi destacada a parceria com a Comlurb, que já absorveu em seu quadro de aprendizes mais de 90% da turma do Vira Vida 2024 e segue junto, com outras empresas parceiras como a Renapsi e Ocyan, fortalecendo a empregabilidade dos jovens, dando início a uma importante etapa: a tão sonhada inserção no mercado de trabalho.
Representando a Ocyan, indústria do setor de Óleo e Gás, Paula Pontes, líder de ESG e Responsabilidade Social, que veio conhecer de perto os resultados do ViraVida, reforçou o compromisso empresarial com a inclusão produtiva. “Acreditamos no potencial dos jovens. Nosso maior objetivo é dar oportunidade para quem precisa”, afirmou, salientando o compromisso da empresa em confiar no potencial do ser humano, um valor que norteia a companhia.
 |
| Os alunos reunidos após o evento | Foto: Pablo Violante / Firjan. |