
Encontro entre presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, e o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, ocorreu em evento paralelo à Cúpula do BRICSFoto: Vinicius Magalhães
O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, se reuniu com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, para debater sobre oportunidades de cooperação econômica, parcerias industriais, transição verde e infraestrutura. O encontro ocorreu em evento paralelo à Cúpula do BRICS, que encerrou os trabalhos na cidade do Rio de Janeiro, na segunda-feira (7/7).
Durante a reunião, o Caetano entregou dois documentos à autoridade do Vietnã: um panorama da indústria fluminense e seus setores e outro, com informações sobre o Cenário de Infraestrutura e Investimentos no estado do Rio. O presidente da federação lembrou ainda que o Vietnã é o 55º comprador de produtos do estado fluminense e o 39º fornecedor de produtos para o Rio de Janeiro.
“A federação está aberta a explorar novas oportunidades de negócios e nessas reuniões bilaterais mostramos todo o potencial do estado do Rio”, afirmou Caetano.
Já o primeiro-ministro destacou que o Vietnã busca diversificar suas parcerias econômicas e garantir recursos vitais para o crescimento contínuo do país. A ênfase em novos investimentos em PPPs de infraestrutura em seu país, cadeias de fornecimento de energia renovável e tecnologias avançadas sugere um foco estratégico na preparação da economia vietnamita para o futuro.
Pham Minh Chinh comentou que o Vietnã tem desafios de infraestrutura e que, recentemente, o país e abriu para as parcerias público-privadas na construção de ferrovias, portos e aeroportos. “Considero que é um desafio comum para os dois países”, citou.
Acompanharam a reunião, o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Vietnã no Brasil, Bui Van Nghi, e chairman da Petrovietnam, Le Manh Hung.