Caetano, Isaac Plachta e Eduardo EugenioFoto: Paula Johas
A Firjan e a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) foram homenageadas pelo Sindicato da Indústria de Produtos Químicos para Fins Industriais do Estado do Rio de Janeiro (Siquirj), nessa segunda-feira (9/12), em sua sede, no Centro do Rio, durante evento comemorativo de final de ano. Na ocasião, o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, recebeu uma placa de congratulações pela sua ascensão ao cargo de presidente da federação, “resultado da confiança do empresariado industrial fluminense na sua atuação em prol da defesa da indústria e no seu conhecimento sobre o cenário produtivo do estado do Rio de Janeiro”.
Ao agradecer, Caetano disse que a homenagem é muito significativa para ele, para a Firjan, e pela ligação da federação com o Siquirj.
“É uma demonstração de reconhecimento pelos longos anos de parceria com a Firjan e também um compromisso para o futuro. A indústria do Rio de Janeiro, em especial a petroquímica, pode contar sempre com o apoio da Firjan. O compromisso que assumo é em continuar na defesa dos interesses da indústria química, e fortalecendo essa atuação. Temos trabalhado junto e continuaremos nessa caminhada”.
Após agradecer pela presença de importantes representantes do setor, Isaac Plachta, presidente do sindicato e vice-presidente da Firjan CIRJ, destacou que o Rio de Janeiro tem “a chance de consolidar o gás natural como alicerce para uma nova fase de industrialização no estado, atraindo investimentos e criando novos empregos”.
Para isso, acrescentou que é preciso melhorar a logística, reduzir custos e fortalecer ainda mais a colaboração entre as empresas do setor químico, outras indústrias e as esferas do poder público.
Além de Caetano, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Conselho Superior da Firjan e delegado efetivo representante junto à Firjan do Siquirj, também foi homenageado. Ele recebeu uma placa de “agradecimento por seu trabalho à frente da Firjan, destacando a federação no cenário nacional com grande determinação ao desenvolvimento da Indústria no Estado do Rio de Janeiro”.
A terceira placa, também de agradecimento, foi entregue a Yhebert Gouveia Afonso, vice-presidente de Operações e Complience da Abiquim, que representou o presidente da entidade, André Passos Coutinho.