Crianças e jovens de 9 a 15 anos são estimulados em áreas como matemática e tecnologiaFoto: Divulgação
Com temas que remetem a soluções inovadoras para os oceanos, a temporada 2024/2025 do “Torneio SESI de Robótica - Regional Rio de Janeiro Powered by Equinor” acontece na próxima quarta e quinta-feira (4 e 5/12), das 10h às 18h, na Arena 2 do Parque Olímpico da Barra da Tijuca. A competição estimula jovens de 9 a 15 anos em áreas como matemática, tecnologia e automação, necessárias a carreiras promissoras na indústria como engenheiros de computação; engenheiros de controle e automação, mecatrônicos e afins.
Participam desta edição 48 equipes, num total de 390 estudantes de escolas públicas, privadas, ONGs e equipes de garagem (formada por grupo de amigos sem vínculo escolar) de todo o estado do Rio. Uma reportagem da Carta da Indústria mostrou como a participação de ex-alunos no torneio os ajudou a entrarem no mercado de trabalho, ao mesmo em que forma profissionais qualificados para a indústria 4.0.
Nesta edição, haverá duas competições cujo tema central é a busca por soluções inovadoras para os oceanos: na “FIRST LEGO League Challenge (FLLC)”, sob o tema “Submerged”, estudantes de 9 a 15 anos são desafiados a projetar e construir robôs de pequeno porte, além de réplicas em miniaturas, feitos com peças de Lego. Já no “FIRST® Tech Challenge (FTC)”, com o tema “Into the deep”, equipes de até 15 estudantes a partir do 8º ano até o Ensino Médio, são desafiadas a projetar, construir, programar e operar robôs semi-industriais para competir em um desafio em formato de aliança. Os vencedores se classificam para a etapa nacional, onde vão competir por uma vaga no mundial em Houston, EUA, em 2025.
“A robótica educacional estimula o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais, a partir de uma lógica de solução de problemas reais, do entorno social dos estudantes, e sempre associada ao trabalho colaborativo. Este torneio culmina o trabalho desenvolvido pelas equipes nos últimos meses, com os alunos usando os conhecimentos que eles trazem das disciplinas escolares, associados à tecnologia e à robótica, para buscar soluções para um mundo melhor. Isso faz com que percebam a ciência e a tecnologia como reais possibilidades de futuro”, ressalta o gerente de Educação Básica da Firjan SESI, Vinicius Mano.
Esta edição também conta, pela primeira vez, com o patrocínio de uma empresa: a Equinor, multinacional de energia norueguesa que atua em 36 países. “Nós costumamos dizer na Equinor que nosso maior recurso natural são as pessoas. A transição energética e o futuro da energia só serão possíveis por meio da inovação. Incentivar esses conceitos com estudantes brasileiros nos enche de orgulho. Dessa forma, podemos compartilhar valor com a sociedade promovendo a disseminação da inovação e estimulando uma orientação inspiradora para as próximas gerações”, declara Veronica Coelho, presidente da Equinor no Brasil.
Aluna do segundo ano do Ensino Médio da Escola Firjan SESI Jacarepaguá, Flora Maria Dos Santos Silva é uma das participantes pela equipe Alpha 9218, e se começou na robótica devido ao interesse por tecnologia e engenharia. “Mais do que construir robôs, descobri que se trata de inspirar outras pessoas, mostrar que elas também são capazes de alcançar o que quiserem, e deixar um legado que vai além das competições. A robótica não é apenas um hobby ou uma competição para mim; é uma paixão que me desafia a aprender e a melhorar constantemente. Como tenho o objetivo de me tornar física, as competições desempenham um papel importante ao demonstrar como a ciência pode ser aplicada de forma prática para resolver problemas concretos e gerar impacto positivo no mundo”, disse Flora.
As inscrições estão abertas gratuitamente para o público por meio deste link. A Firjan SESI organiza e participa das competições com o objetivo de estimular a criatividade e o pensamento científico, desenvolver habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas e despertar o entusiasmo nessas áreas. “O Torneio é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens se entusiasmem pela ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida”, explica Thiago Câmara, analista de Educação Básica da Firjan SESI.