Em uma iniciativa do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, foi lançado, nesta quarta-feira (03/08), o primeiro Mutirão PopRuaJud do Rio de Janeiro, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, com a oferta de vários serviços de atenção básica e de documentação, além de atendimento jurídico a pessoas em situação de rua. A Firjan SESI apoia o evento, que tem a expectativa de atender mais de 3 mil cidadãos.
O cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, disse que a sociedade deve ter um olhar cuidadoso e comprometido com as pessoas em situação de rua. “Precisamos encontrar caminhos para ajudar essa população, elevando nossos valores morais, onde é possível realizar o sonho de um mundo mais digno”.
Até a próxima sexta-feira (05/08), uma unidade Móvel da Firjan SESI estará no local para oferecer serviços de saúde bucal –escovação e aplicação de flúor –, além da distribuição de kits odontológicos. São ao todo 15 profissionais atuando no evento, sendo cinco de saúde e dez agentes de Cidadania. “Trata-se de uma adesão da federação para assegurar a cidadania e a dignidade da pessoa humana, em prol do desenvolvimento econômico da indústria de nosso estado”, destaca Gisela Gadelha, diretora Jurídica e de Compliance da Firjan.
Alexandre Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, destacou o papel da federação. “É nossa missão contribuir num evento dessa magnitude. A questão social atinge a sociedade, e a indústria tem o firme propósito de liderar o apoio necessário”.
José Arthur Diniz, juiz federal auxiliar da Presidência do TRF2, ratificou a importância de a justiça não ser vista apenas como punitiva. “Neste momento em que falamos tanto em ESG, precisamos também desenvolver ações e aportes sociais à população em situação de rua”. A desembargadora Edith Tourinho, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), montou uma equipe para orientar o cidadão nas questões trabalhistas. “Isso porque as pessoas em situação de rua não têm condições de contratar advogados, por isso, daremos essa consultoria”.
A iniciativa conta com a adesão de diversas empresas e do poder público, totalizando 61 parceiros unidos para ofertar serviços direcionados às necessidades da população em questão.
Serviço:
Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro
Avenida Chile, 245, Centro
Data: 3 a 5 de agosto
Horário de atendimento: das 9h às 15h.