Em uma configuração inédita, foi lançado na terça-feira, dia 12/8, uma chamada pública da Firjan SESI para a pré-qualificação de startups. O objetivo é realizar uma pré-qualificação para que as startups possam ser parceiras de negócios da Firjan SESI. O foco é promover parcerias para o fornecimento de soluções, serviços e tecnologias voltadas a saúde e segurança do trabalho.
"Dessa forma, iremos ganhar agilidade na entrega de soluções inovadoras para a indústria", explicou Carlos Magno Lucas do Nascimento, gerente-geral de Relacionamento para Negócios da Firjan SENAI SESI. Ele ressalta que o Centro de Referência em Saúde da Firjan SESI já aplica soluções digitais e trazer startups com soluções maduras, qualificadas e escaláveis irá agregar muito valor na operação da Firjan SESI, contribuindo com a eficiência operacional e aceleração do processo de inovação.
Acesse o chamamento público de pré-qualificação para startups
Os interessados em participar devem efetuar seu cadastro no Portal de Compras da Firjan até o dia 29 de setembro de 2025.
A pré-qualificação, destinada a verificar a conformidade com as especificações, critérios e requisitos da Firjan SESI, prioriza as seguintes áreas: Promoção da Saúde no Trabalho – soluções que ampliem o cuidado integral à saúde do trabalhador; prevenção de acidentes – tecnologias ou práticas inovadoras que reduzam riscos ocupacionais; inovação em Saúde – aplicações disruptivas ou digitais voltadas à saúde corporativa; engajamento em Cultura de SST – ferramentas ou metodologias que fortaleçam o envolvimento de trabalhadores e lideranças com a cultura de segurança e saúde no ambiente laboral.
No mesmo dia, foram divulgados editais de inovação do SESI Nacional, para que empresas de tecnologia tenham oportunidade de trabalhar em soluções para segurança e saúde do trabalhador, para o desenvolvimento de tecnologias, a partir de demandas da indústria.
O edital do Inova MES (Movimento Empresarial para a Saúde) prevê investimento de R$ 4,4 milhões em estudos, pesquisas e projetos que apresentem soluções digitais para a Indústria. O MES é formado por C-levels de várias indústrias de todo o Brasil. Esse edital é para quem faz parte da Rede MES, que foi espelhada na rede MEI (Movimento Empresarial para Inovação).