Teatro, música, aulas de reforço e esporte agora fazem parte do dia-a-dia das crianças e adolescentes dos bairros Lagomar e Aeroporto em Macaé. Cento e vinte alunos da Escola Municipal Paulo Freire e do CIEP Oscar Cordeiro participam do Projeto Centro de Esporte e Educação, um convênio entre a Firjan SESI e a Petrobras, voltado para jovens de 9 a 14 anos.
No contra turno da escola, os estudantes participam do projeto que têm como objetivo promover a inclusão social e o desenvolvimento humano. Cada dia, um conteúdo diferente.
O reforço tem aulas de português e matemática e contribui para a melhoria do desempenho escolar das crianças. As aulas utilizam a metodologia SESI Matemática, que trabalha a disciplina de uma nova forma , utilizando games, dinâmicas e jogos .
Também são desenvolvidas atividades esportivas, que visam motivar a cooperação e o trabalho em equipe. A ideia é mobilizar e promover valores positivos entre as crianças.
Os alunos participam ainda de oficinas de artes e música e vão preparar uma apresentação cultural para as famílias e comunidade no Teatro Firjan Sesi em Macaé ao fim dos trabalhos. A atividade promete emocionar e levar muitas famílias pela primeira vez a um espaço cultural.
“ O objetivo maior do projeto é proporcionar um olhar integral para as crianças e adolescentes, fortalecendo o vínculo com a família, ampliando as percepções de futuro e resignificando o processo de aprendizagem. Mudando, assim, a forma com que se relacionam com a escola.”, diz Luiz Sérgio Pereira, analista de responsabilidade social da Firjan.
As atividades deste ciclo começaram em fevereiro e só terminam no final do ano.