Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Educação

Firjan SENAI volta a certificar profissionais de solda e tem demanda aquecida

Para conseguir a Certificação, o profissional precisa cumprir pré-requisitos definidos, como acuidade visual, além de ter aprovação em programas de treinamento.

Para conseguir a Certificação, o profissional precisa cumprir pré-requisitos definidos, como acuidade visual, além de ter aprovação em programas de treinamento.Foto: Divulgação

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 10/06/21 16:33  -  Atualizado em  18/06/21 12:25

Aumenta a demanda por Certificação de profissionais de Solda no Centro de Exames de Qualificação Firjan SENAI (Cequal), no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Solda. Desde fevereiro de 2021, a Firjan SENAI é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO a certificar diretamente esses técnicos.

Em 25 anos, o Cequal já realizou mais de 25 mil atendimentos. “A grande procura é porque estamos mais competitivos. Temos recebido muitos elogios pela qualidade e pelo atendimento”, conta Rodrigo Moura, gerente Operacional dos IST Solda e do Automação e Simulação, e da Firjan SENAI SESI Vicente de Carvalho.

“O que nos inspira é a diferença que estamos fazendo na vida das pessoas. Um inspetor de solda certificado tem orgulho de ver o nome dele no banco de profissionais da Firjan. E representa muito para uma empresa ter um inspetor de solda certificado”, avalia Ricardo Barreto, coordenador do Cequal no IST Solda. Além da Certificação do Inspetor de Solda nível 1, o Centro de Exames também é acreditado pela CGCRE/INMETRO nas Certificações de Soldadores de Polietileno e Pintores Industriais N1.

Para conseguir a Certificação, o profissional precisa cumprir pré-requisitos definidos, como acuidade visual, além de ter aprovação em programas de treinamento. Cumprindo todos os pré-requisitos, ele poderá marcar as provas teórica e prática, presenciais. “São profissionais que já têm experiência em solda e querem se certificar no nível de inspeção 1, para encontrarem oportunidades em indústrias que exigem a Certificação”, explica Moura.

 

J-0048-18 SENAI MARACANA Soldagem IST Solda Rodrigo_dos_Santos_Mathias _7760.jpg
Em 25 anos, o Cequal já realizou mais de 25 mil atendimentos. | Foto: Rodrigo dos Santos Mathias.

 

Inspetores certificados são contratados pelas grandes empresas em vários segmentos, como petroquímico, papel e celulose, cimenteiro e subaquático, exemplifica Barreto. Inclusive, o profissional que escolhe e é aprovado pela Certificação da Firjan SENAI é inserido no banco de profissionais disponível, onde as diversas empresas dos segmentos podem consultar a qualificação dos trabalhadores.

“O relacionamento da federação com as indústrias é importante na hora da escolha do profissional. O nosso diferencial é a modernização do processo e a não exigência do candidato fazer o curso na Firjan SENAI”, pontua Moura. Mas se o interessado ainda precisar de qualificação, poderá se inscrever em um curso nas unidades Firjan SENAI.

Clique aqui para se inscrever para as Certificações no Cequal.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida