Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação / Firjan

Firjan SENAI oferece cursos técnicos gratuitos para empresas com jovens aprendizes

A Firjan SENAI abriu as inscrições para mais de mil vagas em sete cursos de Aprendizagem Técnica, distribuídas em 16 unidades, com aulas a partir do segundo semestre.

A Firjan SENAI abriu as inscrições para mais de mil vagas em sete cursos de Aprendizagem Técnica, distribuídas em 16 unidades, com aulas a partir do segundo semestre.Foto: Vinícius Magalhães

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 08/06/21 15:07  -  Atualizado em  08/06/21 18:35

A partir deste ano, a Firjan SENAI está oferecendo a Aprendizagem Profissional em Nível Técnico Médio, em atendimento à demanda de empresas da indústria fluminense. Com isso, a Firjan SENAI amplia as possibilidades para as empresas, indo além da oferta habitual em títulos da Aprendizagem Profissional em Nível de Formação Inicial, que possui foco mais operacional. O objetivo é aumentar a atratividade do curso para os jovens e fortalecer o caráter educacional da Aprendizagem em sintonia com o contexto do avanço tecnológico.

Importante ressaltar que a Aprendizagem Profissional Técnica difere da Aprendizagem Profissional em Nível de Formação Inicial, pois os jovens aprendizes encaminhados pelas empresas nessa nova proposta serão matriculados em cursos técnicos. Para isso, é preciso que o aluno esteja cursando o 2º ou 3º ano ou tenha concluído o Ensino Médio, além dos requisitos habituais das leis da Aprendizagem e legislação trabalhista (CLT).

Assim, a empresa deverá contratar o jovem por prazo determinado não superior a dois anos e matriculá-lo no programa de Aprendizagem da Firjan SENAI, sendo o aprendiz necessariamente maior de 14 anos e menor de 24 anos, desde que o jovem não complete 24 anos durante o curso.

“Com a automatização e a informatização dos processos produtivos, aumenta a exigência da formação profissional dos colaboradores, e a Aprendizagem Técnica é uma das estratégias para a formação dos profissionais entrantes no mercado de trabalho. Por isso, a Firjan SENAI está avançando na formação técnica para os aprendizes”, salienta Edson Melo, gerente de Educação Profissional da federação.

Conheça os sete cursos técnicos disponíveis

A Firjan SENAI abriu as inscrições para mais de mil vagas em sete cursos de Aprendizagem Técnica, distribuídas em 16 unidades, com aulas a partir do segundo semestre: Eletrotécnica, Edificações, Automação Industrial, Alimentos, Logística, Mecânica e Manutenção de Máquinas Industriais. Os cursos são gratuitos para alunos e empresas contribuintes do SENAI, cabendo a elas a contratação do aprendiz e cumprimento da legislação correspondente.

O curso técnico na Firjan SENAI envolve aulas teóricas, atividades práticas em ambientes simulados e o desenvolvimento de projetos integradores; ou seja, é quando ideias inovadoras para possíveis soluções são pensadas pelas equipes, com desenvolvimento de um projeto com protótipo. O jovem também pode realizar prática profissional na empresa, conforme acordado no Contrato de Trabalho.

“A Aprendizagem Técnica é mais uma oportunidade para as empresas contribuírem para o aumento da qualificação profissional entre os jovens, além de permitir a eles a experiência do primeiro emprego. A empresa poderá unir o cumprimento às leis, o exercício da responsabilidade social e a qualificação de futuros trabalhadores e, ainda, elevar seu nível de competitividade”, explica Márcia Freire, analista de Educação da federação.

As empresas interessadas devem procurar a Firjan SENAI através do e-mail faleconosco@firjan.com.br para se inscrever no programa.

Confira as unidades e os cursos disponíveis:

Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação - Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Logística, Técnico em Mecânica e Técnico em Eletrotécnica;
Firjan SENAI Campos - Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais;
Firjan SENAI Caxias - Técnico em Mecânica e Técnico em Eletrotécnica;
Firjan SENAI Friburgo - Técnico em Logística e Técnico em Automação Industrial;
Firjan SENAI Itaguaí - Técnico em Automação Industrial, Técnico em Mecânica e Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais;
Firjan SENAI Barra Mansa - Técnico em Logística;
Firjan SENAI Jacarepaguá - Técnico em Logística e Técnico em Automação Industrial;
Firjan SENAI Macaé - Técnico em Logística, Técnico em Logística, Técnico em Mecânica, Técnico em Mecânica, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Eletrotécnica;
Firjan SENAI Niterói - Técnico em Mecânica;
Firjan SENAI Nova Iguaçu - Técnico em Eletrotécnica;
Firjan SENAI Resende - Técnico em Mecânica e Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais;
Firjan SENAI Santa Cruz - Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecânica;
Firjan SENAI São Gonçalo - Técnico em Logística;
Firjan SENAI Tijuca - Técnico em Alimentos e Técnico em Edificações;
Firjan SENAI Três Rios - Técnico em Eletrotécnica;
Firjan SENAI Volta Redonda - Técnico em Mecânica.

Outras informações: 0800 0231 231.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida