
Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan e Carlos Henrique Silva Seixas, presidente da NUCLEP, assinam protocolo de intenções para capacitação profissionalFoto: Marcelo Martins
A Firjan SENAI e a NUCLEP assinaram hoje (25/02) um protocolo de intenções que fortalecerá a parceria entre as duas instituições, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de projetos voltados à qualificação profissional na cidade do Rio de Janeiro.
O protocolo, com validade de até 5 anos, estabelece um compromisso mútuo entre as partes na realização de um estudo de viabilidade técnica e econômica para a instalação de uma escola Firjan SENAI nas instalações da NUCLEP. O foco estará nos segmentos de metalmecânica, soldagem, caldeiraria, eletroeletrônica, refrigeração e climatização. Os cursos técnicos contemplarão as áreas de logística, automação industrial, eletromecânica e mecânica.
 |
Firjan e NUCLEP comemoram assinatura de termo de cooperação para qualificação profissional |
"O compromisso firmado hoje reforça a importância de parcerias institucionais para o nosso desenvolvimento econômico e social. A Firjan SENAI tem como missão formar profissionais altamente qualificados, e essa parceria é um passo importante para a capacitação de novos talentos para a indústria", declarou Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
"Estamos muito satisfeitos com essa colaboração mútua, que visa não apenas a formação de profissionais de excelência como oferecer oportunidades de qualificação para a comunidade que nos cerca. Juntas, as instituições contribuirão para expandir a educação técnica, fortalecendo o nosso mercado de trabalho e reforçando nossas obrigações com a responsabilidade social ", disse Carlos Henrique Silva Seixas, presidente da NUCLEP.
Além dos presidentes da Firjan e da NUCLEP, estiveram presentes no encontro Carlos Erane de Aguiar, 1º vice-presidente da Firjan; Carla Pinheiro, diretora da Firjan e presidente do Conselho Empresarial de Mulheres da federação; Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI; Marcelo Perillo, diretor administrativo da NUCLEP; entre outros representantes das instituições.
A NUCLEP é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia e desempenha um papel estratégico na fabricação de componentes pesados para usinas nucleares e projetos relacionados à construção naval e offshore. A futura utilização das instalações do Centro de Treinamento Técnico da NUCLEP para cursos nos períodos matutino, vespertino e noturno ainda poderá ampliar a oferta de capacitação para diferentes públicos.
"A parceria vai refletir diretamente na melhoria do perfil da mão de obra do Rio e atender à demanda de mais qualificação para o setor Naval em função do programa setorial do governo federal, mas vai além dessa expectativa, promovendo também a inclusão social e ampliando o acesso à educação e à formação profissional para a população da região Zona Oeste do Rio", comemorou Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI.