<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://px.ads.linkedin.com/collect/?pid=4124220&amp;fmt=gif">
Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação

Firjan SENAI inaugura primeira Sala Multiuso em Audiovisual no interior do Rio

Henrique Nora Jr. destacou a descentralização de oportunidades para os jovens

Henrique Nora Jr. destacou a descentralização de oportunidades para os jovensFoto: Divulgação

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 12/06/2025 16:07  -  Atualizado em  17/06/2025 16:59

Como braço do Centro de Referência em Cinema e Audiovisual Firjan SENAI SESI Laranjeiras, foi inaugurada, nesta quinta-feira (12/6), a primeira Sala Multiuso em Audiovisual da Firjan SENAI no interior do estado. Fruto de uma parceria com a Prefeitura de Pinheiral, na região Sul Fluminense, a estrutura foi instalada no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, onde já serão ofertados quatro cursos de qualificação profissional.

O projeto, que também conta com a parceria da Firjan SENAI SESI Volta Redonda, visa ampliar o acesso à educação profissional com foco no setor criativo e digital. Inicialmente, a sala oferecerá os cursos de Fotografia Digital e Tratamento de Fotos, Editor de Vídeo, Criação de Vídeos para Mídias Sociais e Produção de Podcast.

sala-audiovisual

Durante a cerimônia, o presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente da Firjan, Henrique Nora Junior, destacou o caráter inovador da iniciativa.

“Essa inauguração representa muito mais do que a entrega de um espaço físico: simboliza a interiorização, inclusão e oportunidade aos jovens. Estamos oferecendo qualificação profissional alinhada às novas demandas do mercado criativo e digital”, afirmou.

O prefeito de Pinheiral, Luciano Muniz, reforçou o impacto social da ação: “Para muitos, pode parecer apenas uma sala, mas quem está aqui hoje sabe que é uma oportunidade concreta. Capacitar nossos jovens, dar acesso a novas ferramentas e caminhos profissionais faz toda a diferença”, ressaltou.

sala-foto-video

A equipe da Firjan SENAI SESI Laranjeiras também participou da apresentação do espaço, onde as aulas serão ministradas por instrutores do Centro de Referência em Cinema e Audiovisual.

A estrutura é composta por dois estúdios — um voltado para fotografia e vídeo, e outro para produção de podcast — ambos equipados com laboratório de edição.

O processo seletivo para os cursos será conduzido pela Prefeitura de Pinheiral, com previsão de início no segundo semestre de 2025. A formação é voltada para jovens a partir de 16 anos, e os critérios para seleção serão definidos e divulgados pelo município.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida