Estimular a criatividade e o espírito inovador para a criação de protótipos de novos produtos para a indústria é a proposta da Firjan, que inaugurou mais um laboratório FabLab da Firjan SENAI, desta vez, em Petrópolis, na Região Serrana, nesta quinta-feira (15/9). O espaço de educação com inovação para prototipagem visa soluções viáveis para os desafios reais da indústria e da comunidade.
“O FabLab é uma ferramenta importante de inclusão social, onde jovens da região poderão continuar os seus estudos de uma forma lúdica e criativa para impulsionar e modernizar a indústria”, destaca Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.
“A medida em que temos um laboratório de alta tecnologia, podemos atender a base industrial com soluções diferenciadas, aumentando assim a competitividade e gerando mais oportunidades de emprego e renda”, disse Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da Firjan.
|
Empresários da Firjan conhecendo a produção do FabLab da Firjan SENAI Petrópolis |
Para ajudar na formação de multiprofissionais para um mercado tão exigente, além de que os alunos de todos os cursos terem acesso ao laboratório, o FabLab também tem cursos específicos, com diferentes pré-requisitos e cargas horárias. Os laboratórios integram diversos ambientes como: Criação e Desenvolvimento de Projeto Videoconferência e Reunião; Impressão e Digitalização 3D; Fresagem, Modelagem e Corte a Laser; e Acabamento e Finalização.
“É uma ferramenta moderna que vai promover a inovação e a criatividade dos jovens que passam pela Firjan SENAI Petrópolis. Tenho certeza que será um diferencial para a formação dos alunos e para a indústria da região”, ressalta Júlio Talon, presidente da Firjan Serrana.
“O FabLab une conteúdo com inovação para criar soluções de produtos ou serviços para todos os segmentos da indústria, mas especialmente nesta unidade, vamos atender essas demandas para o setor de aviação”, destaca Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI.
Como proposta pedagógica, os laboratórios com equipamentos modernos focam na construção de conhecimentos por meio de projetos, desenvolvimento da criatividade e estímulo à inovação, aprendizagem em contexto, interdisciplinaridade (alunos de diferentes áreas), trabalho interativo e colaborativo (comunidades de aprendizagem). Destaque para a utilização de ferramentas de projetos, como: Design Thinking, Canvas e PITCH. Os alunos têm ainda acesso a um ambiente colaborativo com diversos laboratórios interligados ao redor do mundo, que compartilham conhecimento permitindo a realização de trabalhos em parceria e em tempo real.
Com o laboratório de Petrópolis, a Firjan SENAI passa a contar com 14 FabLabs: Laranjeiras, Campos dos Goytacazes, Casa Firjan, Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Friburgo, Três Rios, Volta Redonda, Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação, Niterói, Resende, Jacarepaguá e Tijuca.
Pioneira
A Firjan SENAI foi a primeira instituição de educação profissional do Brasil a implantar o FabLab como uma estratégia de educação profissional relacionada aos processos formativos de nível técnico, movimento fundamental que fomenta a educação como base para a criação de uma cultura de inovação, imprescindível para garantir o futuro das empresas do país.
Dessa forma, a instituição se posiciona mais uma vez, com uma educação profissional de vanguarda, direcionada à formação de profissionais capacitados para uma nova indústria, onde a criatividade e a inovação são fundamentais. Para isso, a instituição, após estudos de diversos modelos implantados pelo mundo, estruturou metodologia própria em alinhamento com as necessidades da Firjan SENAI, e com apoio de profissional do MIT - Massachusetts Institute of Technology estruturou seu primeiro FabLab no Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação, inaugurado em outubro de 2014, sendo esse piloto no Rio de Janeiro.