Em evento promovido em 10/4 pela Secretaria de Energia e Economia do Mar do estado do Rio de Janeiro (SEENEMAR), a Firjan SENAI assinou com o governo do estado do Rio um acordo de cooperação técnica para oferta de 2.000 vagas de formação profissional para o mercado de óleo, gás e naval. A iniciativa oferecerá nove diferentes títulos de formação, com capacitações de 250 horas a 260 horas, para atender às demandas dos munícipios de Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macaé e São Gonçalo. Nessa primeira onda, serão oferecidas 1.000 vagas iniciais, entre os quatros municípios.
Conforme o diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis, o acordo de cooperação técnica vai de encontro à política do SENAI e do SESI em formar profissionais onde a demanda é latente. “Esse mercado de óleo e gás, como grande propulsor dos empregos azuis, é claramente um mercado que está e seguirá demandando mais profissionais capacitados e certificados”, assegura.
Além de Reis, assinaram o documento o governador do estado, Cláudio Castro, o secretário da SEENEMAR, Cássio Coelho, e o presidente do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da Firjan, Emiliano Gomes. Durante a abertura do seminário “A Força do Petróleo do Rio de Janeiro - um gigante energético”, diversos painelistas debateram sobre a estimativa de criação de 400 mil postos de trabalho nos próximos anos, só no ambiente de petróleo, gás e naval, reforçando o esforço coletivo para atração e formação de novos profissionais.
Ainda segundo Alexandre dos Reis, a segunda onda de cessão de formação de profissionais está prevista para oferecer mais 1.000 vagas, que poderão atender a outros munícipios que também apresentem demandas em alinhamento com a política de empregos azuis do governo do estado. Após a assinatura do acordo, Emiliano Gomes participou do painel “Novas Oportunidades para a Bacia de Campos”, ao lado da diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos.