Pezão e Henrique Nora Jr debateram o tema ao lado de representantes do governo do estadoFoto: Divulgação
O presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente da Firjan, Henrique Nora Júnior, o diretor-executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis, e a equipe técnica da Prefeitura de Piraí, se reuniram nesta quinta-feira (09/01) com o prefeito da cidade, Luiz Fernando Pezão, para debater parcerias com empresas instaladas no município e com o governo municipal, visando a qualificação técnica e profissional de jovens e trabalhadores da região. Na reunião, ficou acordado que a Firjan SENAI irá avaliar a viabilidade e o modelo ideal para o possível convênio.
Além da possibilidade de oferta de cursos, o estudo de viabilidade técnica e econômica para a demanda atual da região pode viabilizar outra parceria, que vem sendo desenhada com o governo do estado, via Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), e possibilitar uma nova operação em uma escola da rede de Piraí.
“Com a Faetec, há a possibilidade de oferta de cursos técnicos como automação, eletromecânica, logística e outros mais elaborados, que atendem às necessidades das empresas que estão instaladas na região. A demanda por estes cursos pode contribuir com a reativação da unidade de ensino e a utilização dos equipamentos que já estão disponíveis em Piraí. A elaboração do estudo de viabilidade é o primeiro passo para um possível convênio. Uma parceria Firjan SENAI, Faetec e Prefeitura certamente será um benefício para toda região, no que se refere à qualificação de mão de obra, e fortalecerá o preenchimento de vagas de emprego por moradores locais”, destaca Alexandre dos Reis, diretor-executivo da Firjan SENAI SESI.
A Firjan Sul Fluminense já tem um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) e executa cursos de formação em Piraí. “A escassez de mão de obra qualificada é uma demanda não só local, mas nacional. A Firjan está à disposição das autoridades não só por meio da Firjan SENAI, mas também de todo o nosso corpo técnico, para disponibilizar estudos e iniciativas que contribuam com o desenvolvimento socioeconômico do município”, disse Henrique Nora Júnior, presidente da Firjan Sul Fluminense.
Além da Firjan SENAI, também participaram da reunião representantes da Faetec, das secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia e de empresas da região.