
Nesta edição, 23 profissionais foram preparados para o mercado de trabalho
A Firjan Senai Caxias em parceria com o Sindicado das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (SIMAPAN) concluiu a primeira turma do curso de Qualificação Setorial para padeiros e confeiteiros deste ano. Ao todo, 23 alunos receberam a especialização para o melhor desempenho no mercado de trabalho. Com três meses de duração, o curso é voltado para profissionais do setor e oferece oportunidade para pessoas com algum tipo de aptidão para a atividade, que estejam em busca de aprimoramento e atualização.
“Sempre buscamos fortalecer o setor de alimentos e bebidas em nossa região. Por meio das unidades móveis, que foram uma conquista do sindicato, conseguimos oferecer aos profissionais em capacitação, o que há de mais moderno no aparato técnico. A capacitação dos empresários e colaboradores fortalece o crescimento da empresa e da mão-de-obra em toda a Baixada Fluminense”, enfatizou o presidente do sindicato, Henrique Balbino Seita.
Realizado desde 2017 para atender demanda do SIMAPAN, o curso de Qualificação Setorial já tem a segunda turma do ano formada, com início das aulas previsto para setembro. Além da qualificação que é ofertada em Duque de Caxias, onde as aulas são ministradas na Unidade Móvel, na sede da Firjan SENAI, os cursos também são oferecidos em Nova Iguaçu. Nesta região, está instalada a subsede do SIMAPAN e funciona o Centro Técnico de Panificação e Confeitaria.
Tendo a empregabilidade na grade curricular, o curso trabalha as competências do mercado de trabalho. Os alunos recebem, além de capacitação para o processo de produção, noções de melhores práticas, como técnicas de armazenamento, conservação e higiene dos alimentos. O curso tem grande procura das empresas do setor que buscam a qualificação da mão-de-obra, mas também oferece oportunidade para pessoas que gostam da atividade e aprimoramento. A iniciativa qualifica profissionais da indústria, mas também oferece maior preparo para os donos de pequenos negócios.
A diretora do SIMAPAN, Sandra Imperial, destaca que o curso é uma oportunidade para que os profissionais de empresas associadas atualizem conhecimentos e da mesma forma, para empresários, que buscam formalizar o seu negócio e melhor preparar os colaboradores. “O mercado vem crescendo e com isso a competitividade é maior, com muitas empresas novas, além dos pequenos produtores. Com o curso, os profissionais recebem todo o suporte, além da certificação, que os qualifica”, pontua Sandra Imperial, destacando a participação de jovens que a partir do curso conseguiram ingressar no mercado de trabalho.