Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação

Firjan SENAI abre vagas para o novo Curso Técnico em Internet das Coisas e outros 15 títulos

Em um novo cenário, profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais vão crescer nos próximos anos, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial.

Em um novo cenário, profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais vão crescer nos próximos anos, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial.Foto: Paula Johas

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 27/05/21 15:53  -  Atualizado em  27/05/21 16:08

Acompanhar o avanço tecnológico é fundamental para o jovem em busca do primeiro emprego ou o trabalhador que precisa se requalificar para alavancar a carreira ou conseguir novas oportunidades no mundo do trabalho. Visando atender a esses objetivos, a Firjan SENAI oferece 16 títulos na campanha de Cursos Técnicos EaD + Prática, incluindo o mais novo curso técnico em Internet das Coisas (IoT). As inscrições já podem ser feitas; e as aulas terão início no próximo 02/08. São 2.413 vagas disponíveis para 61 turmas, em 20 unidades de todo o estado do Rio.

Em um novo cenário, profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais vão crescer nos próximos anos, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial. Seguindo nesse conceito, a atuação do técnico em IoT se faz necessária para o desenvolvimento e implementação de soluções com sistemas embarcados e sensoriamento.

“Estudos têm comprovado que, com o avanço da tecnologia, o nível de formação dos colaboradores da empresa também precisa subir. Com processos fabris cada vez mais tecnológicos, a exigência por formação de novas competências profissionais passa a ser ainda mais imprescindível, quando então o profissional de nível técnico se torna peça-chave”, explica Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, para quem o curso técnico reforça competências e habilidades para novos contextos de trabalho. Especificamente para os cursos da área de TI, Edson Melo completa: “Num cenário de acelerada informatização dos processos de manufatura, a formação na área de Tecnologia da Informação (TI) para a ser cada vez mais essencial”.

João Vitor Silva Souza, que fez curso de Mecânica na Firjan SENAI Barra Mansa, hoje trabalha na Prada Embalagens, fabricante de latas e embalagens de aço, em Resende. “O curso me ajudou a ter uma visão de que eu poderia ser muito mais do que apenas um mecânico, ser um técnico. Obtive ótima educação, fluência e domínio na mecânica industrial, que me ajudaram a ter ótima teoria e facilidade para lidar com inúmeras situações dentro da indústria”, pontuou ele, que também fez dois cursos de aprendizagem industrial: Eletricista Industrial e Mecânico de Manutenção.

Aulas presenciais em 2022

As turmas em EaD seguem a mesma linha de qualidade da modalidade presencial, com o docente sempre presente: serão três dias com aulas on-line ao vivo e dois com tutoria também virtual. A diferença é que o aluno não vai à escola. Os conhecimentos são potencializados com simuladores e softwares, entre outras estratégias, todas realizadas à distância no primeiro semestre do curso.

Em 2022, além de um dia de aula on-line e dois dias de tutoria, os alunos passam a ter aulas presenciais na unidade da Firjan SENAI escolhida para fazer a prática prevista e necessária para o curso, caso seja possível em função do contexto da Covid-19, ou através de simuladores nas plataformas de aprendizagem.

Os cursos oferecidos são Automação Industrial, Cervejaria, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecatrônica, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Sistemas de Energia Renovável, Desenvolvimento de Sistemas, Internet das Coisas (IoT).

Clique aqui para mais informações e inscrições.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida