Márcio Fortes, diretor de Relações Institucionais da Firjan, o vice-prefeito de Roterdã, Robert Simons e o presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan, Mauro ViegasFoto: Marcelo Martins / Firjan
Como parte da agenda do G20, o vice-prefeito de Roterdã, Robert Simons, se reuniu na manhã desta segunda (18/11) com o presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan, Mauro Viegas, e com o diretor de Relações Institucionais da federação, Márcio Fortes. No encontro realizado na Casa Firjan, a transição energética foi tema central a partir do projeto “Green Ports Partnership”, realizado para a promoção de iniciativas públicas e privadas de “portos verdes”, tendo como foco questões como a logística portuária e a produção de hidrogênio verde.
Ao lado da gerente de Relações Internacionais da cidade de Roterdã, Nicole de Zwart, o vice-prefeito da cidade dos Países Baixos destacou o avanço dos portos do Rio no que se refere à transição energética em função de toda a atividade offshore. Em Roterdã fica localizado um dos portos mais avançados do mundo e de maior tráfego.
Simons comentou o fato de o Brasil estar à frente no que se refere à transição energética por já possuir uma matriz limpa, como a geração de energia hidráulica, eólica, solar e nuclear. Márcio Fortes aproveitou a oportunidade para destacar os estudos da federação ligados ao hidrogênio verde.
O empresário Mauro Viegas falou sobre infraestrutura e abordou a recuperação urbana do Porto Maravilha, já conhecido pelo vice-prefeito de Roterdã. Juntamente com o Rio de Janeiro, a cidade dos Países Baixos faz parte do C40, uma rede global que une os prefeitos das principais cidades do mundo para enfrentar a crise climática. Nesse ponto, ao falar de inovação no setor de construção, Simons destacou como a indústria holandesa está atenta à descarbonização.
Os representantes da Firjan enfatizaram a missão focada em infraestrutura urbana e acessibilidade para cidades por meio do projeto Calçada Acessível, implementado pela Firjan em municípios fluminenses.