Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Economia

“É o avanço da indústria que permite o avanço dos demais setores”, exalta Eduardo Eugenio, presidente da Firjan

Firjan reúne mais de 200 lideranças em evento na semana da Indústria

Firjan reúne mais de 200 lideranças em evento na semana da IndústriaFoto: Vinicius Magalhães

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 24/05/22 16:54  -  Atualizado em  25/05/22 16:25

Em comemoração à semana da indústria, a Firjan realizou nesta terça-feira, dia 24, o evento Encontro da Indústria, que reuniu mais de 200 pessoas na sede da federação, no Centro do Rio. "O mundo redescobriu a importância da indústria. É dela que parte toda a energia, o conhecimento e os produtos que permitem a sobrevivência e desenvolvimento da humanidade. É o avanço da indústria que permite o avanço dos demais setores, do agro aos serviços", disse Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.

Representando o governador Cláudio Castro, Nicola Miccione, secretário de Estado da Casa Civil, destacou o apoio da Firjan na construção de políticas públicas e ações em prol do desenvolvimento do estado do Rio, como a concessão da Cedae e no aperfeiçoamento do projeto de concessão do aeroporto Santos Dumont. “Boa parte das ações do governo é pensada junto à Firjan”, destacou Nicola.

Gouvêa Vieira ressaltou que o governador e sua equipe acolhem a maior parte das sugestões técnicas, entendendo a importância dos elementos essenciais à produtividade da indústria do estado do Rio: “Como os desafios são enormes, reforçamos alguns pontos, entre os quais a necessidade de regulamentação de incentivos já autorizados pela Alerj. Importante mencionar que esses incentivos são legais e apenas igualam a carga tributária com nossos competidores dos estados vizinhos, São Paulo, Minas e Espírito Santo”.

O presidente da Firjan apresentou pesquisa de imagem da federação, realizada com 815 dirigentes industriais, trabalhadores da indústria e profissionais liberais. A imagem da FIRJAN cresceu em todos esses públicos entre 2018 e 2021, e recebeu a nota geral superior a 8. A qualidade dos cursos, a atuação da federação perante a pandemia, na segurança e saúde dos trabalhadores, no ambiente de negócios e acesso a mercado, e os estudos e pesquisas que alicerçam as propostas, foram os principais destaques.

 

IG-Encontro-Industria_vin_cius-magalh_es_0794.jpg
Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan, e Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da federação, debatem com Nicola Miccione, secretário de Estado da Casa Civil, pontos de melhorias essenciais à produtividade da indústria do estado do Rio. | Foto: Thelma Vidales/Firjan.

 

Medalha do Mérito Industrial

Na ocasião, também foi feita a entrega da Medalha do Mérito Industrial a personalidades que se destacaram por grandes serviços prestados à indústria e à economia do estado e do país. Foram agraciados:

- Addison Freitas Meneses, empresário do setor de Confecção e presidente do Sindcon;
- Adriana Elizabeth Ventura, diretora do jornal A Voz da Serra;
- Antônio Carlos Vilela, vice-presidente da Firjan Sul Fluminense e do Cirj, e presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Médio Vale Paraíba;
- Christian Huberto Schleicher, diretor executivo do Parque Industrial da Bayer, em Belford Roxo, membro do Conselho da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio de Janeiro e do Conselho Regional da Firjan Caxias e Região;
- José Rosenberg Furer, CEO do Grupo Quimpac e conselheiro da Firjan e do Cirj;
- Senador Carlos Francisco Portinho.

Indústria 4.0

Os empresários visitaram também uma exposição que mostrou a formação da mão de obra para indústria feita pela Firjan SENAI SESI. Alunos de diversas cidades do estado demonstraram projetos que solucionam problemas da sociedade, com logística de entrega a locais remotos, e suas habilidades em competências como robótica e cultura maker.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida